1) Cite e discuta as diferenças entre os seres pecilotérmicos e homeotérmicos.
2) Descreva de que modo a termorregulação comportamental o ajuste da temperatura corporal de seres pecilotérmicos e homeotérmicos em seus diferentes habitats. Dê exemplos.
3) Analise como esses mecanismos são utilizados pelos seres humanos na dissipação do calor, visando a manutenção da temperatura corporal interna.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Os mamíferos e as aves são classificados como homeotérmicos (endotérmicos) ou animais de sangue quente. Os animais pecilotérmicos (ectotérmicos) ou animais de sangue frio têm temperaturas corporais que variam com a temperatura ambiente (DUKES).
2-Durante a evolução, um dos critérios que permitiram maior adaptação e dispersão dos animais foi o controle da temperatura corporal, independente da variação térmica do ambiente.
3-A temperatura corporal diz respeito a produção de calor e os mecanismos de regulação e manutenção da temperatura interna do organismo (termorregulação), que são essenciais para manter a homeostase (estabilidade fisiológica) sistêmica. Animais endotérmicos, como as aves e os mamíferos, são capazes de gerar calor metabólico e conseguem controlar sua temperatura em torno de valores constantes (homeotermia), possibilitando que estes explorem os mais variados ambientes. Répteis, anfíbios, invertebrados e peixes são exemplos de organismos ectotérmicos, incapazes de regular sua própria temperatura sem que haja fontes externas que os aqueçam.