1) Cite duas transformações que aconteceram a partir de 1850 no Brasil? 2) Quais foram as bases de sustentação da monarquia brasileira ? 3) Na sua opinião, qual o mais importante? Por que? 4) Qual o motivo do rompimento da Igreja com o Império ? 5) O que significava o “não cumprimento” das ordens do papa pelo imperador? 6) Para os republicanos, como deveria ser o regime de governo no Brasil? 7) Os ideais republicanos que foram trazidos para o Brasil vinham de pensamentos iluministas que floresciam na Europa. Que pensador foi usado como inspiração para a implantação da república no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta: 1:
Durante a Segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira passou por mudanças fundamentais nos campos políticos, sociais e conseqüentemente na forma de ver e entender a nova realidade que estavam vivendo.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.
Para se ter idéia dessas mudanças sabemos que entre 1850 e 1860 ocorreu o que podemos chamar de surto industrial no Brasil, pois foram inauguradas no Brasil 70 fábricas que produziam chapéus, sabão, tecidos de algodão e cerveja, artigos que até então vinham do exterior. Além disso, foram fundados 14 bancos, três caixas econômicas, 20 companhias de navegação a vapor, 23 companhias de seguro, oito estradas de ferro. Criaram-se, ainda, empresas de mineração, transporte urbano, gás, etc.