1. Cite dois exemplos de matéria possíveis de se identificar nesta imagem.
2. Cite dois exemplos de transformação de energia que podem estar ocorrendo nesta imagem.
3. Assim como a energia, a matéria também pode ser transformada. Qual (is) tipo(s) de transformação a matéria pode sofrer?
4. Identifique um ser vivo e um componente não vivo na imagem. cite as principais caraterísticas que diferenciam esse ser vivo do componente não vivo que identificou
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1. Uma vez que matéria é tudo aquilo que possui massa/volume e ocupa espaço, pode-se afirmar que na imagem, os moinhos de vento e a areia são dois exemplos de matéria.
Além de possuir massa/volume e ocupar espaço, a matéra possui algumas propriedades(gerais e específicas) que permitem diferenciar as substâncias. Algumas delas são:
- Inércia
- Divisibilidade
- Densidade
- Solubilidade, etc.
2. Na imagem, a transformação de energia pode ser observada na conversão de energia mecânica em energia eólica (promovida pelos moinhos de vento) e na transformação da energia solar em energia térmica (promovida pelo Sol).
Assim, a transformação ou conversão de energia é o fenômeno físico que consiste na mudança das formas de energia, passando de uma para outra forma. Na física, essa energia possibilita a realização de um trabalho ou fornece calor.
3. Os tipos de transformação que a matéria pode sofrer são divididos em 2 grandes grupos: transformações físicas e transformações químicas.
- Transformações físicas: Acontecem quando as propriedades das substâncias iniciais não se modificam, ou seja, não há formação de novas substâncias.
Como exemplos de transformações físicas, podem ser citados: Evaporação ou solidificação de uma substância, deformação de uma mola elástica, vidro que se parte, etc. - Transformações químicas: Acontecem quando as propridades das substâncias reagentes se modificam, formando uma nova substância.
Como exemplos de transformações químicas, podem ser citados: Combustão, enferrujamento, digestão e cozimento de alimentos, fotossíntese, etc.
4. Na imagem, o exemplo de um ser vivo são as plantas, já o componente não vivo pode ser observado nos grãos de areia ou nas hélices dos moinhos de vento, por exemplo.
Dito isto, as principais caraterísticas que diferenciam um ser vivo de um componente são a capacidade de nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Seres não vivos não crescem, não se alimentam, não se reproduzem, não respiram e nunca morrem, diferente dos seres vivos.
- Para aprender mais sobre o que é matéria, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/20558226
- Para aprender mais sobre as conversões de energia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/38326186
- Para aprender mais sobre os tipos de transformação energética, https://brainly.com.br/tarefa/49579334
- Para aprender mais sobre a diferença entre seres vivos e não vivos, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/20486273