1. Cite as principais razões que contribuíram para o desencadeamento do movimento renascentista.
2. Quais as principais características do renascimento? Explique-as
3. Quais foram os chamados expoentes ou precursores do movimento renascentista?
4. Cite os principais nomes do chamado renascimento científico(para além das artes).
5. Quais foram os principais motivos que contribuíram para o surgimento da reforma religiosa protestante?
6. Quem foi Martinho Lutero e o que ele defendia ?
7. O que decidiram as denominadas diretas de Worms(1521) e Spíra(1529)
8. Enumere os princípios básicos da confissão de AgusBurgo.
9. Quais as mais relevantes medidas adotadas pela igreja na sua contra reforma católica.
10. Descreva os principais fatos relativos à invasão holandesa na Bahia.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Busca de respostas para os problemas da nova sociedade comercial no passado
2. Antropocentrismo, humanismo, individualismo, racionalismo e o otimismo são os principais valores e características da cultura renascentista, diferenciando-a da cultura medieval.
3. Rafael Sanzio, Leonardo da Vinci e Sandro Boticelli.
Explicação:
1. As respostas foram procuradas no passado clássico greco-romano e ao olhar para o passado, os europeus desenvolveram uma visão cada vez mais racional, exata e matemática do mundo. Assim, essa busca culminou num movimento artístico, científico e filosófico chamado Renascimento.
2. Na Idade Média, se Deus era o centro de tudo (teocentrismo), então no Renascimento o ser humano passou a ocupar esse lugar (antropocentrismo)
Também recuperou-se a ideia grega de que "o homem é a medida de todas as coisas" e buscou-se nos textos clássicos o entendimento do ser humano e de sua vida terrena (humanismo). Contudo, a religião ainda exercia grande importância, na produção cultural do período. Essa importância pode ser identificada pela constante presença de temas religiosos nas artes plásticas ou na literatura.
Acreditava-se, que na Idade Média, o destino das pessoas era determinado por sua origem e pela vontade de Deus. A partir do Renascimento, porém, ganhou força a ideia de que cada invidvíduo é responsável por seu sucesso ou fracasso (individualismo). Não por acaso, foi a partir do final do século XV que os artistas passaram a assinar suas obras. Até então, a pintura e a escultura eram produtos de um artesão, cujo trabalho, como o de todos os outros, era anônimo, pois se valorizava o trabalho coletivo e o produto artístico final. Porém, a sede pelo reconhecimento individual levou os renascentistas a realizar obras cada vez mais grandiosas.
3. Rafael Sanzio (1483 - 1520) pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
Leonardo da Vinci (1452 - 1519) foi um físico, pintor, cientista, escultor, engenheiro, escritor, etc. Precursor de diversas obras da engenharia como o primeiro tanque de guerra da história, os primeiros projetos de aviação, etc.
Sandro Botticelli (1445 - 1510) foi um pintor que abordou vários temas mitológicos e religiosos. O seu magnum opus (maior obra) foi O Nascimento De Venus.
(Não posso responder mais agora, desculpa mas responderei mais quando possível. Espero que ajudei-lhe.)