1) Cite as principais diferenças entre gênero textual e gênero literário.
2) No período literário trovadoresco havia dois tipos de cantigas satíricas. Quais eram? Qual é a principal diferença entre estas cantigas?
3) Qual é o tipo de linguagem utilizada em um jornal, denotativa ou conotativa? Justifique.
4) Quais eram os principais objetivos da literatura quinhentista?
5) Explique a diferença entre o "porque" e o "porquê".
Soluções para a tarefa
1.Os gêneros textuais abrangem todos os tipos de texto, ao contrário dos gêneros literários que, como o próprio nome já indica, aborda apenas os literários. O gênero literário é classificado de acordo com a sua forma, podendo ser do gênero dramático, lírico, épico, narrativo etc.
2.As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita. A cantiga de escárnio tinha um tom mais leve e a cantiga de maldizer era direta e ácida.
3.Linguagem denotativa é quando a emissão da mensagem (e um verbo da linguagem escrita), utiliza a linguagem denotativa, com função referencial. As palavras são empregadas em seu significado (usual, literal, real), referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária.
4.O quinhentismo tem, como tema central, os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, relacionada com as Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contrarreforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
5.Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.
Espero ter te ajudado e futuros estudantes também. Bons estudos!
:)
Resposta:
1)
Gêneros textuais → Se referem a qualquer gênero ligado a texto. Ou seja, jornais, bulas de remédio, outdoors, mensagens de rede social, receitas, entre os outros. Ou seja, os gêneros literários estão inclusos em gêneros textuais. Eles cumprem funções específicas, por isso, são infinitos.
Gêneros literários → São gêneros textuais de forte cunho cultural e artístico, com finalidades estéticas e artísticas. Atualmente, todos são organizados em 3 grupos: narrativo, lírico e dramático.
2)
Cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Cantigas de escárnio → crítica indireta e irônica, dotada de duplo sentido
cantigas de maldizer → crítica direta e grosseira, até usando palavrões, para agredir mesmo a pessoa verbalmente.
3) Denotativa. A linguagem denotativa é aquela que usa o sentido literal, ou seja, usa o sentido mais puro e realista da palavra. Jornais são utilizados para propagar notícias e coisas que já aconteceram, bem concretas e cotidianas. Por isso, usam linguagem denotativa.
4) Registro das grandes navegações e descobertas do período, além de registrar as conquistas espirituais.
5)
porque → Utilizado no começo das frases para explicação.
Exemplo:
"Porque eu quis fazer, mãe. Qual o problema de tatuar o nome do meu time no braço?"
porquê → usado quando o porquê é substitutivo, podendo ser substituído por "o motivo"
Exemplo:
"Eu não sei o porquê dele ter feito isso"