História, perguntado por amara722, 1 ano atrás

1) cite as crises que o governo de D. Pedro II estava enfrentando assim que assumiu o trono brasileiro.

2) sobre a guerra do paraguai responda
a) cite os paises invalios
b) qual motivo para o inicio do conflito.

Soluções para a tarefa

Respondido por valeriacoluccirbd
0

1)Esse Período Regencial foi um dos mais conturbados da história brasileira, pois ocorreu uma série de revoltas regionais que tiveram que ser sufocadas.


A efetiva sagração de Dom Pedro II como imperador veio em 23 de julho de 1840 por meio de uma declaração da Assembleia Geral que dizia ser o jovem imperador já apto a assumir suas obrigações. Pedro II tinha apenas 14 anos de idade na ocasião, mas, mesmo assim, assumiu o trono do Império do Brasil, pondo fim ao período da Regência. Esse processo ficou conhecido como “Golpe da Maioridade”.


Em seu longo reinado (1840 a 1889), Pedro II buscou valer-se dos dispositivos políticos engendrados por seu pai, como o Poder Moderador e os outros recursos previstos na Constituição de 1824. O exercício do poder conduziu Pedro II a um jogo de articulações políticas com conservadores e liberais, bem como com a elite agrária e escravocrata, condutora da Economia Cafeeira e que mantinha as finanças do Império. Todo o processo gradual de acabar com a mão de obra escrava, por exemplo, teve que ser gestado com amplas negociações.


Do ponto de vista militar, o que marcou o Segundo Reinado foi, sem dúvida, a Guerra do Paraguai (1864-1870). Fui durante essa guerra, travada contra as forças de Solano Lopez, que o exército brasileiro solidificou-se como instituição, tendo à sua frente oficiais que entrariam para a história, como o Duque de Caxias e o general Osório. Coube também à instituição do exército a manutenção da unidade territorial do Brasil, o que implicou o sufocamento de revoltas regionais.

Respondido por victormendes91
0
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul no século 19.

Rivalidades platinas e a formação de Estados nacionais deflagraram o confronto, que destruiu a economia e a população paraguaias.

É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai. A Guerra do Paraguai durou seis anos. Teve seu início  em dezembro de 1864 e só chegou ao fim no ano de 1870, com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora. 

Causas

Desde sua independência, os governantes paraguaios afastaram o país dos conflitos armados na região Platina. A política isolacionista paraguaia, porém, chegou ao fim com o governo do ditador Francisco Solano López.

Em 1864, o Brasil estava envolvido num conflito armado com o Uruguai. Havia organizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre, que era líder do Partido Blanco e aliado de Solano López. O ditador paraguaio se opôs à invasão brasileira do Uruguai, porque contrariava seus interesses.

Como retaliação, o governo paraguaio aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, e em seguida atacou a cidade de Dourados, em Mato Grosso. Foi o estopim da guerra. Em maio de 1865, o Paraguai também fez várias incursões armadas em território argentino, com objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul. Contra as pretensões do governo paraguaio, o Brasil, a Argentina e o Uruguai reagiram, firmando o acordo militar chamado de Tríplice Aliança.

Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.

as crises que ele passou foi com a politica
Perguntas interessantes