1. Cite alguns sentidos que a palavra razão pode ter no uso cotidiano. Explique a diferença entre cada um deles de acordo com o uso?
2. Qual é o papel que a razão exerce na escolha e decisão das nossas ações?
3. Quais são as atitudes mentais opostas à razão
Por que elas se opõem à razão?
4. Caracterize os princípios da identidade, da contradição e da razão suficiente. Dê exemplos novos, mostrando como cada um deles pode ser aplicado a um determina do fato ou objeto?
5. De acordo com o texto, quais são as principais caracteristicas da razão? Em sua resposta, explique cada uma delas.
Soluções para a tarefa
- Razão quando se tem certeza de algo
- Razão raciocínio que conduz à indução ou dedução de algo.
2. A razão é a faculdade de raciocinar, compreender, ponderar, julgar. Ou seja, a razão em nossas ações é o ato claro de que temos o conhecimento antes de agir, e agimos com consciência do que estamos fazendo.
3. Dentre os diversos elementos opostos a razão, um bem comum é a "fé". Enquanto a razão, por definição, é a crença em elementos prováveis, a fé liga-se a pontos que ultrapassam a capacidade racional.
4. O principio da identidade é o princípio básico para a compreensão lógica de um argumento: o que é, é. Nesse sentido, a afirmação de uma coisa só é válida se reconhecida a identidade desta mesma coisa, como ela em si.
O principio da não-contradição é básico também. Se uma coisa é X ela não pode, ao mesmo tempo, ser um não-X.
O princípio da razão suficiente, por sua vez, afirma que para tudo que existe e acontece, há uma razão. Nesse sentido, essa razão pode ser percebida pela própria razão humana.
5. Características da razão:
Identidade: A = A.
A cadeira é de madeira, esta é a sua identidade. Então, ela só pode ser de madeira.
Terceiro excluído: Sim ou não. Não existe outra resposta. Ou a cadeira é de madeira ou ela não é.
Não contradição: A é A e não pode, ao mesmo tempo, numa mesma relação, ser não A. Ou seja, a cadeira é de madeira, e não pode ao mesmo tempo não ser de madeira. Então não se pode dizer, ao mesmo tempo, que a cadeira é de madeira e que ela não é de madeira
Causalidade: X = Y.
Toda ação tem uma consequência. Toda consequência é gerada por uma ação. A cadeira é de madeira, então se eu parti-la ao meio, terei dois pedaços de madeira.
Primeira resposta:
A razão é uma palavra que pode ser usada de varias formas, como:
- Razão em quanto a certeza de algo, como ter a razão sobre a veracidade da ocorrência de algum fenômeno.
- A razão enquanto raciocínio e faculdade humana de racionar sobre as coisas da sua mente e sobre o que rodeia o ser humano.
- A razão matemática como forma de expressar uma fração.
A razão tem vários usos e significados que o ser humano pode aplicar, e inclusive ensinar para as pessoas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21569573
Segunda resposta:
A razão, em relação as escolhas sobre as ações que o próprio individuo toma, estão relacionadas com a capacidade de raciocinar e gerar julgamento com base no próprio pensamento e no fatos que são apresentados ao individuo.
A razão passa a se desenvolver entre o final da infância e o inicio da puberdade, que é quando as crianças passam a ter maior noção sobre as coisas que acontecem no mundo.
Sem a razão, todas as decisões tomadas ocorreriam aleatoriamente, e sem a possibilidade de julgamento pelo próprio individuo.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18063205
Terceira resposta:
As atitudes opostas a razão são as atitudes alienadas, como as atitudes estereotipadas, costumeiras e culturais, como é o caso da fé cega e na crença em mitos ou lendas.
A atitudes alienadas são as atitudes são os comportamentos impostos aos indivíduos durante a sua vida, como no processo educativo e no desenvolvimento do individuo, como o ensinamento de cultura toxica, preconceituosa e racista.
Outro exemplo está nas concepções politicas, que muitas vezes são praticamente impostas sobre os individuo, que não se informam sobre.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20384361
Quarta resposta:
- O principio da identidade também é chamado de principio da não-contradição, onde todo objeto é idêntico ao que ele é, e isso vale para a razão, cada individuo é o que pensa ser.
- O principio da contradição está junto com o da não-contradição, por exemplo, se duas afirmações são contraditórias, elas não são verdadeiras, como é o caso de duas versões da mesma historia contada por dois bandidos.
- O principio da razão fala que tudo tem uma explicação que é suficiente para determinado fato ser entendido.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11314614
Quinta resposta:
A razão tem como principais características:
Se algo é o que é, ele é aquilo, como é caso de um cachorro de carne e osso, ele é um cachorro e é isso.
O principio da exclusão: só existem duas respostas, Sim e Não, não existem meias verdades, o que existem são explicações mal-dadas.
O principio da não-contradição: onde algo só pode ser o que é, ele não pode ser algo que não seja o que ele, por exemplo, uma camisa é uma camisa, ela não pode, ao mesmo tempo, ser uma bermuda.
Causa e consequência: na razão, tudo tem uma consequência, mesmo que pequena, e as explicações para qualquer coisa é dada de acordo com a analise das suas causas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/23063693