1)
Chegando à Terra de Santa Cruz, hoje Brasil, foi rezada uma missa na praia para os portugueses devotos. Os índios se aproximaram e ficaram a observar sem entender o que estava acontecendo. Acabada a pregação, os índios fizeram a festa, com muito barulho, saltando e dançando.
Assinale a alternativa que indica como foi preservado esse contato entre igreja e índios
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a) pelos colonos que não se interessaram pela população indígena pois escravizaram o africano que era mais produtivos na plantação de cana de açúcar.
b) pela Igreja, que embora tenha praticado a catequese, sempre respeitou a cultura indígena, permitindo suas festas e o culto de suas religiões.
c) principalmente pelo governo geral, que se preocupava com o genocídio e a escravidão indígena tendo que tomar medidas de proteção aos nativos.
d) até o início da colonização, pois quando foram assolados pelas doenças e pela escravidão. Foram então descritos como selvagens e canibais.
e) em todos os períodos do Brasil Colônia, tano é que o índio no imaginário social é "o bom selvagem” e grande colaborador da colonização.
É correta a alternativa D.
A relação entre os povos originários e os colonizadores portugueses variou muito no decorrer da nossa história, sendo este tipo de relato mais ou menos amistoso e mais ou menos de coexistência entre nativos e europeus foi feito em um período relativamente breve.
À medida que a colonização crescia, crescia a necessidade de escravizar, ocupar territórios e, por isto mesmo, de entrar em conflito com os povos originários, de modo que os nativos, antes vistos com condescendência, mas simpatia, rapidamente passam a ser vistos como "selvagens" e "inimigos da colonização".
Resposta:
ALTERNATIVA D)
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO ✔✔✔