Biologia, perguntado por andreiacruzsribeiro, 8 meses atrás

1. Células animais, quando mergulhadas em água pura, incham até estourar. Tal fato está relacionado à (ao):
a) composição da membrana ser constituída por fosfolipídios e proteínas.
b) existência de proteínas na constituição da mem- brana que aceleram a difusão.
c) citoplasma estar em estado coloidal.
d) diferença de concentração entre a célula e o meio externo, que a obriga a gastar energia.
e) Passagem natural de moléculas de água, através da membrana, do meio hipotônico para o meio hipertônico.

Soluções para a tarefa

Respondido por MatheusLuquirini
0

Resposta:

Alternativa E.

Explicação:

A osmose é um processo de transporte passivo (não há gasto de energia) onde a água sai da solução menos concentrada e vai para a solução mais concentrada. Normalmente, quando se diz "solução concentrada", a concentração em questão é a quantidade de sais dissolvidos na solução. Logo, uma solução pouco concentrada é uma solução com pouca quantidade de sais, enquanto uma solução mais concentrada é uma solução com uma maior quantidade de sais.

Ao dizer que as "células animais estouram quando mergulhadas em água pura", o problema nos diz que a água pura (água livre de sais) é o meio hipotônico, enquanto que as células são o meio hipertônico (lembrando que a água sai do meio menos concentrado - hipotônico - e vai para o meio mais concentrado - hipertônico).

Pense na seguinte analogia:

Imagine que as células são balões e que a água é o ar que usamos para encher os balões. Quanto mais assoprarmos um balão, mais cheio de ar ele ficará. Depois de um tempo assoprando, o balão possuirá tanto ar que sua estrutura não vai conseguir suportar e ele vai explodir. O mesmo acontece com as células. Depois de entrar muita água para dentro dela, chega uma hora que ela atinge o limite e explode.

Logo, o fato das células incharem até estourar se deve à passagem natural da água do meio menos concentrado (água pura - meio hipotônico) para o meio mais concentrado (células animais - meio hipertônico) através da membrana plasmática.

Perguntas interessantes