Psicologia, perguntado por aninhacd, 5 meses atrás

1. Carl Gustav Jung é um dos principais dissidentes de Freud, trazendo inúmeras contribuições para a psicanálise na construção da Psicologia Analítica, que preconiza o ser humano como um ser único, indivisível, uma unidade, resultado de uma conjugação entre aspectos psicológicos e biológicos, funcionando dinamicamente. Sobre a Psicologia Analítica de Jung, analise as proposições: (2.0)
I - Jung introduz a noção de contratransferência de forma divergente de Freud, definindo não só como os próprios sentimentos inconscientes do analista, mas como todo um conjunto de respostas emocionais mobilizadas no analista, na relação com o paciente, introduzindo a possibilidade do uso da sensibilidade da contratransferência como uma ferramenta no trabalho clínico, uma vez o analista também seria capaz de trazer à tona sensações e emoções a partir da forma como acontecia esse encontro analítico.
II - O inconsciente coletivo define-se pelo herdado, inerente, pelo que há de mais primitivo e profundo na psique. É um depósito de experiências universais, atemporal, de temas vividos em diferentes culturas e espaços por todos os indivíduos. Compreende um conjunto de experiências de caráter repetitivo que recebemos de nossos ancestrais e que moldam nossa forma de reagir e entender o mundo, geração após geração.
III - O arquétipo sombra é um conceito que se refere a conteúdos inconscientes, que organiza-se durante todo o desenvolvimento do indivíduo, pelos sucessivos ¿nãos¿ recebidos na tentativa de obtenção de aprovação social e pessoal. Trata-se de um aglomerado de frustrações, atitudes, afetos e concepções que reconhecemos como inaceitáveis e tentamos mantê-los afastados da consciência, por meio de diferentes mecanismos de defesa, em busca de uma imagem idealizada e aceitável.
IV - Introduz uma nova perspectiva do inconsciente, estruturado como linguagem produz uma entorse na relação entre significado e significante, onde o significado de maior valor é o que se refere ao conceito, à ideia em si e o significante alude a uma representação da imagem psíquica do som, do nome atribuído ao conceito. Encontram-se em íntima relação de interdependência, onde, para cada significado, existe um significante que o representa, o que remete à ideia de imobilidade ou automatismo de sentido.
É correto afirmar que:
a) Apenas I e II são verdadeiras.
b) Apenas II e IV são verdadeiras.
c) Apenas II e III são verdadeiras.
d) Apenas I é verdadeira.
e) Apenas II é verdadeira

Soluções para a tarefa

Respondido por alexya62
1

Resposta:

a reposta é a letra A espero ter ajudado

Perguntas interessantes