1-Caracterize o território italiano antes da sua unificação.
2- na luta pela unificação italiana. Indique o reino que assumiu o protagonismo do projeto
3- indique como se resolveu o impasse entre a igreja católica e o governo italiano, ocorrido, do período da unificação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O território Italiano era formado por vários reinos e governados por austríacos, franceses a igreja católica, entre outros. O piemonte- sardenha era o mais desenvolvido e a unificação resolveria problemas de mercado consumidor. o estado da igreja era protegido pela França e quando eles não protegeram mais este estado ele foi anexado aos outros já unificados.
A igreja perdeu assim seu estado mas no tratado de Latrão foi criado o estado do Vaticano e a igreja também recebeu indenização pelos prejuízos e pelo estado perdido.
Explicação:
De acordo com o levantamento histórico sobre a unificação do território italiana temos:
1) A unificação da Itália foi um processo de união entre os vários reinos que compunham a Península Itálica, após a expulsão dos austríacos;
2) O Reino de Piemonte-Sardenha;
3) Através da assinatura do Tratado de Latrão entre o Reino da Itália e a Santa Sé.
Unificação Italiana
A unificação italiana também pode ser chamada de Risorgimento (ressurgimento em português). Durante a primeira parte do século XIX, a Itália não existia como Estado-nação e a sua região era formada por diversos e pequenos reinos, muitos que estavam sob o domínio dos austríacos.
Esse processo foi liderado pelo Reino de Piemonte-Sardenha que, na época, era regido pelo Rei Vitor Emanuel II, da Casa de Saboia. O Tratado de Latrão foi um documento assinado entre o Reino da Itália e a Santa Sé (Igreja Católica) em 1929.
Feito por Benito Mussolini e pelo Papa Pio XI, o acordo colocou fim à Questão Romana e ao impasse que existia entre o governo italiano e a Igreja Católica desde a segunda metade do século XIX.
Para saber mais sobre a unificação italiana veja: https://brainly.com.br/tarefa/4348374
#SPJ5