História, perguntado por sthefany553, 1 ano atrás

1. Caracterize as civilizações cretense e micênica.
2. Compare as características da sociedade ate-
niense com as de Esparta, e responda às ques-
tões a seguir.
a) Que grupo social tinha direitos políticos em
Esparta e que grupos eram excluídos desses
direitos?
b) Após a instalação da democracia em Atenas,
no século V a.C., que camadas da sociedade
tinham direito à cidadania? Que setores es-
tavam excluídos desse direito?
6.
3. Caracterize as reformas de Sólon, que repre-
sentaram um importante avanço para a im-
plantação da democracia.
Pensando critic​

Soluções para a tarefa

Respondido por Maldonattoo
45

Resposta:

Explicação:

1)       A Civilização Cretense, tem suas origens um pouco desconhecidas. De acordo com alguns pesquisadores da área, algumas das populações que habitavam a Ásia menor, navegaram até a ilha de Creta e por lá se instalaram.  Com o passar do tempo a sociedade se multiplicou e sua economia se solidificou, baseada exclusivamente no comércio marítimo de produtos na região balcânica e na Ásia Menor, porta de entrada comercial para o Oriente. Dentre os principais produtos comercializados por eles eram joias, tecidos, armas, e objetos de bronze. No aspecto religioso, os cretenses adoravam como principal divindade a “deus mãe” que era simbolo da fertilidade, e por adorarem uma divindade feminina, a sociedade cretense dava uma grande importancia as mulheres.  Já o declinio de sua sociedade se deu justamente por causas naturais como terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis e a partir disso a sociedade cretense ficou enfraquecida e incapaz de se defender de invasões de outros povos.

A Civilização Micênica foi a civilização que se desenvolveu após o domínio da Ilha de Creta e o fim da civilização minoica. Seu principal centro era Micenas, que influenciava o Mediterrâneo, formada por uma aristocracia voltada para a guerra e preparada para combates.  A região era chamada de Hélade, um local formado por campos vastos para cultivo, especialmente de cereais, e montanhas que tornavam o acesso difícil por terra. Por isso, esses povos desenvolveram-se com base na navegação, e dominaram técnicas para usar os mares como meio de contato com outras civilizações.

2) a) Os esparciatas eram os que gozavam de plenos direitos políticos e os hilotas eram a população não espartana local submetida a escravidão.

b) Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 20 anos e filho de pai ateniense. Já os escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.

3) Do ponto de vista econômico, Sólon aboliu a escravidão por dívidas e proibiu que elas pudessem ter como garantia a própria pessoa, determinando, até, que atenienses vendidos como escravos no exterior fossem recomprados e trazidos de volta à Atenas.  Estimulou o comércio e a indústria e permitiu que estrangeiros de talento nesses ramos obtivessem a cidadania. Incentivou a produção e exportação de oliva e proibiu a exportação de grãos. O solo ateniense não era propício à produção de grãos e sua exportação gerava escassez interna e fome. Por outro lado, o solo era fértil para a produção de olivas, motivo pelo qual Sólon fomentou o cultivo desse gênero para fins de exportação.

Do ponto de vista político, Sólon dividiu a população da Ática em quatro classes sociais, de acordo com a renda. Ao assim proceder, Sólon minou a exclusividade dos privilégios políticos dos eupátridas, pois não era mais o nascimento que importava, mas sim a riqueza. Inaugurou, consequentemente, uma aristocracia com base na riqueza, em oposição à de sangue.

   


FerreiraCarolaine52: Oi,bom dia
FerreiraCarolaine52: Qual é o seu nome?Mora aonde?Qual a sua idade?
FerreiraCarolaine52: Tem pais,irmãos,filhos,amigos ou amigas?
Perguntas interessantes