1 — Caracterize a Estrutura Fundiária do Brasil. 2 — Na sua opinião o que é Reforma Agrária? E qual a sua importância para a promoção da justiça social? Leia o trecho da música e responda a atividade 3. CHÃO DA VIDA ( Ademar Bogo) Pisando na terra Plantando a semente Ninguém mais segura Rompeu-se a corrente Nem cerca nem lei Segura essa gente Lutar pela vida Olhando pra frente Avançando sempre Na organização Decretando guerra Contra a exploração Vingando os mortos Pela repressão Fazendo justiça... 3 — Descreva os principais objetivos do MST. 4 — Explique o que são comunidades quilombolas? 5 — Analisando o mapa abaixo, cite as vantagens e desvantagens decorrentes dos movimentos ocorridos pela Reforma Agrária e a luta pela terra.
Soluções para a tarefa
1 — Caracterize a Estrutura Fundiária do Brasil.
A estrutura fundiária do Brasil se caracteriza como sendo o modo como as propriedades rurais são dispersas no decorrer do território, incluindo os seus tamanhos.
A estrutura brasileira é conservadora porque apresenta latifúndios que ocupam mais de 44% das terras, mas os grandes latifundiários que representam pequena parte dos donos de terra, controlam mais de metade dessas terras.
2 — Na sua opinião o que é Reforma Agrária? E qual a sua importância para a promoção da justiça social?
A Reforma agrária se apresentaria como um modo de reorganizar a terra em uma estrutura cujo a principal característica seria redistribuir as terras para uma distribuição mais satisfatória em consideração com a função social.
Essa reforma é de extrema importância para a promoção da justiça social.
3 — Descreva os principais objetivos do MST.
O MST (movimento dos trabalhadores rurais) tem como principal objetivo objetivo a mudança do modelo conhecido da sociedade. Entre eles, a reforma agrária.
4 — Explique o que são comunidades quilombolas?
As comunidades quilombolas são grupos que apresentam determinadas identidades culturais e que se formaram em um complexo processo histórico que teve como seu inicio a escravidão no Brasil.
Espero ter ajudado.
1- Podemos caracterizar a Estrutura Fundiária do Brasil como conservadora.
Caracterizamos a estrutura fundiária do Brasil, desta forma, pois vemos que há uma divisão desigual da terra. As propriedades rurais estão concentradas nas mãos de grandes latifundiários.
2- Para mim, a Reforma Agrária é o marco da luta do povo pela distribuição da propriedade rural de forma igualitária, dando maior oportunidade aos pequenos produtores.
3- O MST tem como principal objetivo, propor uma reorganização da divisão de terras no Brasil. O movimento mostra como a terra está nas mãos dos grandes latifundiários e denuncia a violência contra os pequenos produtores rurais.
4- As comunidades quilombolas, são movimentos culturais que lutam pela pela preservação da história da população Negra.
5- Os prós da Reforma agrária:
- Democratização do acesso a propriedade rural
- Valorização dos pequenos produtores
- Reconhecimento do valor da terra
Contras da Reforma agrária:
- Quando feita de forma errada, poderia favorecer os grandes latifundiários.
- Poderia reduzir os direitos dos pequenos produtores, caso seja mal estruturada.