1-Caracterize a atividade industrial na polônia e comente a situação econômica do país apos 1990
2_Por que Budapeste pode ser considerado, nas últimas décadas a verdadeira metrópole da Europa Oriental?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A Polônia, cujo território foi invadido pelas tropas de Hitler em 1 de setembro de 1939 – fato
que marcou o início da Segunda Guerra Mundial – teve sua economia agrícola e industrial
seriamente prejudicada pela guerra. Pós a introdução da economia planificada, a indústria de base recebeu maior atenção e se desenvolveu consideravelmente. Houve o aproveitamento das imensas reservas de carvão mineral. Todovia a Polônia ficou dependende da importação do petróleo soviético.
Com o tempo, a indústria polonesa cresceu e se diversificou. Atualmente, a siderurgia concentra-se em NOVA HUTA, na Cracóvia, e na bacia carbonífera da Silésia (fronteira com a
Alemanha), enquanto as indústrias mecânicas ocupam o norte do país. Indústria de
construção naval, estabelecida nos portos de Gdansk e Gdynia, merece destaque. O setor
químico está presente em Varsóvia, capital do país, além de Poznan e Wroclaw.
A Polônia tem avançado muito desde 1990 em direção à economia de mercado. Odesmonte
da economia planificada, no entanto, não foi fácil: as empresas estatais eram, em geral, deficitárias e usavam tecnologia ultrapassada, mas, em contrapartida, geravam muitos postos de trabalho. A privatização das empresas estatais avançou bastante no país, o que aumentou o
desemprego. Além disso, o fim do controle rígido sobre os preços fez com que eles disparassem, gerando uma inflação altíssima, que posteriormente foi controlada.
2 - Sua origem vem desde Ôbuda, cidade ocupada pelas tribos celtas há mais de 2.100 anos. Oficialmente, Budapeste foi fundada em 1873, depois da unificação das cidades Buda e Peste, separadas pelo Rio Danúbio. Seis anos antes, constituía-se o Império Austro-húngaro. Devido a isso, a cidade foi a segunda em importância para o Império, atrás apenas de Viena. Durante as duas grandes guerras, Budapeste também sofreu consequências. Com o fim da Primeira Guerra, tornou-se capital do Estado Húngaro Independente. Já durante a Segunda Guerra, a cidade sofreu bombardeios aéreos de aliados, terminando sob poder dos soviéticos. Porém, com a queda da União Soviética, em 1989, a Hungria abandonou o comunismo, recuperou sua liberdade e, em 2004, ingressou na União Europeia.