1) Calcule a área lateral do tronco abaixo: *
1 ponto
Imagem sem legenda
a) 140 cm²
b) 280 cm²
c) 200 cm²
d) 560 cm²
2) (ENEM) Uma indústria fabrica brindes promocionais em forma de pirâmide. A pirâmide é obtida a partir de quatro cortes em um sólido que tem a forma de um cubo. No esquema estão indicados o sólido original (o cubo) e a pirâmide obtida a partir dele. Os pontos A, B, C, D e O do cubo e da pirâmide são os mesmos. O ponto O é central na face superior do cubo. Os quatro cortes saem de O em direção às arestas (AD) ̅, (BC) ̅ e (CD) ̅ nessa ordem. Após os cortes são descartados quatro sólidos. Os formatos dos sólidos descartados são: *
1 ponto
Imagem sem legenda
a)todos iguais
b)todos diferentes
c)três iguais e um diferente
d) iguais dois a dois
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-D
2-D
Explicação passo-a-passo: Corrigida Google Classroom
Espero tê-los ajudado. Bjão<3
PARA
BENS
A área lateral do tronco é 560 cm². Os sólidos descartados do corte do cubo são iguais dois a dois. Assim, as alternativas corretas são as letras d) e d).
Para resolvermos a questão 1, temos que aprender o que é um trapézio. O trapézio é uma figura geométrica plana composta de quatro lados, quatro vértices, sendo que dois de seus lados possuem medidas diferentes e são chamados de bases (maior e menor), e quatro ângulos (a soma dos ângulos internos de um trapézio sempre resulta em 360°).
Para calcularmos a área de um trapézio, utilizamos a fórmula , onde B e b são os comprimentos da base maior e menor, respectivamente, e h é a altura do trapézio.
No exercício, temos que o comprimento da base maior do trapézio é 20 cm, o comprimento da base menor é 8 cm, e a altura é 10 cm. Substituindo na fórmula, temos que a área de um trapézio é cm².
Como a lateral do tronco é formado por 4 trapézios, precisamos apenas multiplicar esse resultado para obter a área lateral do objeto. Assim, fazendo 140 x 4, obtemos que a área lateral do tronco é de 560 cm², tornando correta a alternativa d).
Para resolvermos a questão dois, precisamos analisar as formas geométricas obtidas em cada um dos cortes.
É dito que o ponto O da face superior é o ponto central dessa face. Assim, as duas medidas do pentaedro (paralelpípedo de base triangular) obtido ao fazermos o corte tem as mesmas medidas de comprimento.
Semelhantemente, o segundo corte parte do ponto O da aresta superior. Assim, as pirâmides de base triangular obtidas possuem as mesmas medidas.
Com isso, podemos concluir que os cortes são iguais dois a dois, pois são obtidos dois sólidos iguais no primeiro corte, e dois sólidos iguais no segundo corte. Assim, a alternativa correta é a letra d).
Para aprender mais sobre a área do trapézio e sobre visão espacial, acesse https://brainly.com.br/tarefa/23465996 e https://brainly.com.br/tarefa/11951904