1 C )Mesmo Portugal sendo Pioneiro nas grandes navegações foram os espanhóis os primeiros a chegarem à América como se explica isso ??
2 a ) aqui em casa que classe social se refere o texto ao citar o grupo em ascensão procurou desfrutar de sua posição privilegiada ??
2 b ) a burguesia era vista com desconfiança pela igreja e pela nobreza e com razão pois foi a grande incentivadora de movimentos anticlericais contra a Igreja identifique esses movimentos e cite as principais críticas dirigidas por eles a Igreja Católica
2 c ) Explique porque a burguesia foi fundamental para a centralização do poder nas mãos dos Reis e a formação do Poder absolutista
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 C) Os espanhóis haviam acabado com a guerra da Reconquista em 1491. Ninguém acreditava que havia a América, pois, para a comunidade científica da época, a Terra era plana. Colombo acreditava na Terra esférica, então, relutantemente, conseguiu financiamento da rainha Isabel da Espanha (na época dos “reis católicos”). Ela acreditava nele, por isso foi o primeiro a cruzar o Oceano. Ele era italiano (genovês) e buscava uma nova rota para a China. Enquanto isso, os portugueses buscavam contornar a África e alcançar as índias (Vasco da Gama obteve sucesso em sua rota pelo Cabo da Boa Esperança). Não é à toa que Cabral apenas veio ao Brasil em 1500.
2 a) É a burguesia.
2 b) Veja o protestantismo. Os primeiros a apoiá-lo foram os burgueses. Calvino, por exemplo, dizia que quanto mais dinheiro uma pessoa tivesse, mais próxima estaria do Céu, pois era predestinada por Deus àquilo.
2 c) Os monarcas da Idade Média tinham seus poderes contidos pela Igreja (clero) e pela nobreza (duques, condes, barões...). Com a perda de poder destes grupos, o poder restou apenas ao monarca que, durante este período da Idade Moderna, detiveram poderes quase absolutos no governo (embora fossem influenciados pelos conselheiros e barrados por ministros).
Fiz bem resumido mesmo. Espero ter ajudado!