1) Biografias e escolas filosóficas dos seguintes pensadores:
➢ Zenão de Cítio
➢ Pirro de Elis
Soluções para a tarefa
1. Biografias e escolas filosóficas de:
Zenão de Cítio nasceu em Cítio, na ilha de Chipre. Vivei entre 334 a.C. até aproximadamente 262 a.C.. Filho de um mercador, desde cedo se interessou pelos estudos filosóficos, através da leitura de Sócrates.
A partir de seus 22 anos, mudou-se para Atenas, onde passou a frequentar várias escolas filosóficas. Por volta do ano 300 a.C., fundou a sua própria a escola, que se chamou Estoica, nome que deriva do lugar onde ele se reunia com seus discípulos, um "pórtico pintado" que em grego chama-se, stoá.
Zenão de Cítio fundou o movimento filosófico denominado "estoicismo", cuja ética é uma das contribuições mais conhecidas e que pregava que o homem deveria viver de acordo com a natureza.
É pela a razão, pela inteligência que os homem aprendem a virtude de saber o que é bom e mau, o que temer ou não temer e o que cabe a cada um. Aprende também a moderar ou mesmo extinguir as paixões, atingindo a apatia ou indiferença diante dos acontecimentos e chegar à felicidade.
Pirro de Elis nasceu em Élis, pequena vila do Peloponeso e viveu aproximadamente entre 360 a. C. até 270 a.C. Foi em companhia militar com Alexandre, o Grande, na Ásia, que Pirro aprendeu os ensinamentos da filosofia indiana, os gimnosofistas, os "sofistas nus", que pregavam entre outras coisas o asceticismo, desprezando até alimentos e roupas considerados prejudiciais a pureza do pensamento .
Foi o fundador da escola filosófica conhecida como "ceticismo". O ceticismo pirrônico pregava a afasia, a sabedoria de se calar e jamais expressar qualquer julgamento definitivo, para assim se atingir a ataraxia, isto é, não se deixar perturbar por nada. Quando nada nos perturba, a vida fica mais simples e, portanto, mais feliz.
O período helenístico
O período Helenístico tem início com a morte de Alexandre, o Grande e sua grande expansão territorial. As cidades gregas, as pólis, passam a integrar um enorme império, perdendo autonomia e liberdade política.
Essa mudança de cidadãos para súditos, alterou a visão do homem grego, que passou a buscar mais a felicidade pessoal, através da religião e na Filosofia.
Surgiram as escolas como o cinismo, o ceticismo, o epicurismo e o estoicismo, que buscaram estabelecer racionalmente, as regras que deveriam nortear a vida individual, através da ausência do sofrimento, para se chegar à felicidade.
Aprenda mais sobre Escolas filosóficas do período helenístico em: brainly.com.br/tarefa/46051516
#SPJ1