1. “... Bertoleza, crioula trintona, escrava de um velho cego residente em Juiz de Fora e amigada com um português que tinha uma carroça de mão e fazia fretes na cidade.” Em que sentido o autor utilizou a palavra amigada? É o mesmo sentido da palavra amigo empregada nas cantigas medievais? Assinale a alternativa correta sobre as cantigas de amigo: a) São de origem provençal e apresentam como tema fundamental a coyta de amor, ou seja, o sofrimento pela impossibilidade de realização amorosa. b) Apesar de serem de origem popular, apresentam uma linguagem requintada e uma grande elaboração lírica. c) Excepcionalmente apresentam refrão, pois este é um recurso mais próprio das cantigas de amor. d) Tiveram origem na própria Península Ibérica, e são populares. e) Apresentam um eu-lírico feminino que normalmente se dirige “diretamente” ao homem amado.
Gostaria que tbem ´podesse mim dar algumas explicação sobre a alternativa certa
Soluções para a tarefa
Introdução - Interpretação do texto
Muitas vezes temos um texto curto para analisar, mas não se engane pois pode vir surpresas.
Independente do tamanho do texto você deve levar as regras de interpretação de texto ao pé da letra, afinal ambos são textos.
Desenvolvimento - Vamos ao exercício:
Em que sentido o autor utilizou a palavra amigada? É o mesmo sentido da palavra amigo empregada nas cantigas medievais?
não tem o mesmo sentido, aqui a palavra amigada quer dizer amasiada.
Assinale a alternativa correta sobre as cantigas de amigo:
a) São de origem provençal e apresentam como tema fundamental a coyta de amor, ou seja, o sofrimento pela impossibilidade de realização amorosa. b) Apesar de serem de origem popular, apresentam uma linguagem requintada e uma grande elaboração lírica.
c) Excepcionalmente apresentam refrão, pois este é um recurso mais próprio das cantigas de amor.
d) Tiveram origem na própria Península Ibérica, e são populares.
e) Apresentam um eu-lírico feminino que normalmente se dirige “diretamente” ao homem amado.
As cantigas de amigo eram como se fosse uma mulher falando sobre seu amado, em oposição às cantigas de amor que o eu lírico era um homem.
Conclusão
Saiba mais sobre interpretação de texto:
https://brainly.com.br/tarefa/28211899
Sucesso nos estudos!!!