1) Baseado na leitura do texto responda :
A) Descreva qual é a importância e função do líder religioso ?
B) Quem foi Moisés ?
C) Existem mais religiões no mundo inteiro, além das citadas no texto. Você conhece ou já ouviu falar e de outra religião ? Qual é o líder dessa religião ?
2) Você conhece a história de algum líder religioso ? Se conhece, Escreva sobre o que ele fazia, como agia, como ajudava ou ajuda a humanidade ?
??????????????
POR FAVORRR
OBRIGADAAA
Soluções para a tarefa
1) Diversidade religiosa implica em tolerância religiosa. Ensinando-se, assim, a tolerância para com a religião do outro, busca-se a promoção de uma cultura de paz.
O problema é que tal tolerância não raro se confunde com uma mistura entre as religiões e um ecumenismo que iguala tais religiões, ignorando as diferenças cruciais entre elas e, assim fazendo, desrespeitando o que é próprio de cada um, o que resulta no exato o oposto da proposta inicial.
Assim, a importância do líder religioso é defender com convicção e firmeza os dogmas de sua religião, sem abrir a própria religião aos ditames contemporâneos que a contradizem. Do mesmo modo, deve-se promover o diálogo respeitoso entre a religião e todos os outros setores da sociedade, inclusive os mais violentos para com a religião.
B) Moisés foi um profeta do Antigo Testamento a quem Deus confiou a missão de libertar o povo judeu escravizado no Egito.
C) As religiões clássicas são geralmente as que possuem dois mil anos de história. Com a Modernidade, contudo, inúmeras religiões e seitas foram sendo criadas, dentro e fora do Cristianismo, com ritualizações das mais diversas até chegar ao ponto em que estamos hoje, onde muitas religiões juntam diversas vertentes das religiões tradicionais.
O não reconhecimento e o desrespeito não raro são etiquetas impostas por certas religiões contra outras. Todas as religiões devem ser respeitadas, mas nenhuma pode ser igualada e imposta.
O Brasil, por exemplo, sendo um dos maiores países católicos do mundo, continuamente segue sendo cenário de brigas e intolerâncias quando tal representação se dá no meio político. Esquece-se que é legítimo representantes de todas as religiões buscarem políticas que favoreçam suas próprias crenças, sempre respeitando a laicidade do Estado.
D) Antonio Conselheiro foi um líder religioso de extrema importância para a história do nosso país devido ao seu papel na Guerra de Canudos. Nas palavras de Euclides da Cunha, tratava-se de "gnóstico bronco": em Os Sertões, Euclides faz um perfil bastante completo desta figura quase mística que exerceu tanta influência em tantas pessoas à época.