1)Av2 - Seminário Interdisciplinar IV - Sso
Considerando seus conhecimentos acerca da relação individuo-sociedade presente na perspectiva conservadora e crítica, avalie as afirmativas a seguir:
I - Segundo Marx, ao problematizar a relação entre individuo-sociedade, afirma que não há um isolamento do indivíduo, mas há o protagonismo das classes sociais que agem no processo histórico de construção das sociedades.
II – De acordo com G. Simmel, o desenvolvimento das relações sociais se dá entre os indivíduos, portanto a sociedade não seria um objeto de estudo qualificado, deste modo, afirma que a sociedade opera como uma síntese das ações recíprocas dos indivíduos.
III – Émile Durkheim, ao analisar a relação individuo-sociedade definiu que a sociedade se sobrepõe aos indivíduos, e neste campo, definiu que o objeto de estudo da Sociologia sãos os Fatos Sociais cujas características são: exterioridade, generalidade, coercitividade.
É correto o que se afirmar APENAS em:
Alternativas:
a)
I, II e III
b)
II e III.
c)
III.
d)
I e III.
e)
II.
2)
Karl Marx em sua obra "Manifesto do Partido Comunista" escreveu, juntamente com Engels, a seguinte frase: "O governo do Estado moderno é apenas um comitê para gerir os negócios de toda a burguesia".De acordo com Marx e Engels, o Estado é sempre um Estado de classe. Assim sendo, o Estado capitalista em última instância é um "comitê" para gerir os interesses das classes dominantes, da burguesia. Neste sentido, assinale a alternativa que melhor verse sobre o Estado capitalista.
Alternativas:
a)
O Estado capitalista é um tipo de Estado em que o bem comum é empregado e implementado em diversos países mesmo os mais pobres.
b)
No interior do capitalismo o Estado é limitado pela classe dominante e o proletariado com seu poder domina as restantes classes.
c)
Analisar o Estado no capitalismo significa dizer que devemos levar em consideração que o poder absoluto do rei deverá ser respeitado.
d)
No capitalismo o ideal de bem comum não é totalmente implementado, ou seja, nem todas as classes sociais usufruem dos mesmos direitos.
e)
Os direitos sociais e políticos no capitalismo são garantidos pelo Estado na medida em que defende o bem comum para todo o povo.
3)
Apesar de Auguste Comte ser o primeiro a falar em sociologia, é com Émile Durkheim em As regras do método sociológico, que se consolidou a Sociologia como um pensamento científico. Analise as afirmações sobre o autor francês.
I – Durkheim define os fatos sociais como objeto de estudos da sociologia, que são: os modos de agir, pensar e viver das pessoas enquanto membros de uma sociedade.
II -Os fatos sociais devem ser vistos como coisas, isto é, devem ser estudados de acordo com o que é considerado certo ou errado em uma determinada época, ou seja, é importante o caráter do pesquisador.
III – Para Durkheim, o objeto de estudos da sociologia são os fatos sociais, esses são coercitivos, exteriores ao indivíduo e presentes na sociedade como um todo. Os fatos sociais devem ser tratados como coisas.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas as afirmações I e II.
b)
Estão corretas as afirmações II e III.
c)
Estão corretas as afirmações I e III.
d)
Somente a afirmação I está correta.
e)
Somente a afirmação III está correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
AV2 - Seminário Interdisciplinar IV - 1 a - 2 d - 3 c - 4b - 5 a
Explicação:
1 – a) I, II e III.
De acordo com Marx, a problematização da relação entre individuo-sociedade, está relacionada com um isolamento do indivíduo, além da existência de um protagonismo das classes sociais.
2 - d) No capitalismo o ideal de bem comum não é totalmente implementado, ou seja, nem todas as classes sociais usufruem dos mesmos direitos.
O capitalismo ideal de bem comum não apresenta uma implementação ampla, isto é, não são todas as classes sociais que desfrutam dos mesmos direitos.
3 - c) Estão corretas as afirmações I e III.
Durkheim realizou a definição dos fatos sociais com a finalidade de estudar sociologia, como por exemplo, os modos de agir, de pensar e de viver dos indivíduos.
Bons estudos!