1- Atualmente,muitos países do mundo organização sistemas políticos a partir da ideia de divisão de poderes defendida por Montesquieu. complete a tabela indicando quais cargos exercem em cada um dos poderes hoje em dia no Brasil conforme o exemplo abaixo
OS TRÊS PODERES NO BRASIL
poder executivo
municipal estadual federal
poder legislativo
municipal estadual federal
poder judiciário
municipal estadual federal
Soluções para a tarefa
Os três poderes e suas "Classes":
Executivo Municipal:
O Poder Executivo Municipal é representado pelo prefeito e pelo vice-prefeito. ... O prefeito exerce funções executivas e administrativas. É responsável pela condução das políticas públicas no município e pelo bom funcionamento da máquina administrativa.
Poder Executivo Estadual:
O Poder Executivo paulista é chefiado pelo governador e encontra sua sede no Palácio dos Bandeirantes. A construção do palácio iniciou na década de 1950 e o executivo o adotou como sua sede em 1964, substituindo o Palácio dos Campos Elíseos. O prédio localiza-se no Morumbi, um distrito da cidade de São Paulo.
O Poder Executivo Federal é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos 76 a 91. Desde 1891, quem exerce o executivo federal é o Presidente da República. O presidente é eleito por voto popular direto para um mandato de quatro anos.
Poder Legislativo Municipal: O Poder Legislativo municipal é representado pela Câmara de Vereadores, composta por cidadãos eleitos pelo povo, os quais atualmente possuem mandatos de quatro anos. ... "A Câmara não administra o município, estabelece apenas normas de administração.
Poder Legislativo Estadual: O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. As regras têm como objetivo proteger o investimento feito pelo Estadão na qualidade constante de seu jornalismo.
Poder Legislativo Federal:
A Assembleia Legislativa de São Paulo elabora e aprova leis estaduais para os mais de 43 milhões de paulistas e cuida, com seu órgão auxiliar, o Tribunal de Contas do Estado, da fiscalização dos atos do Poder Executivo.
Poder Judiciário Municipal: Municípios não possuem um Poder Judiciário próprio. É que este Poder não divide sua atuação em municípios, mas em comarcas. Comarcas são extensões territoriais de atuação do Poder Judiciário, e podem abarcar mais de uma unidade municipal.
Poder Judiciário Estadual: Os órgãos que exercem o poder judiciário estadual e distrital são os Tribunais de Justiça, além das comarcas que agregam um pequeno número de municípios, além do município-sede, propriamente dito, visto que nenhuma cidade possui poder judiciário independente.
Poder Judiciário Federal: Quando uma causa chega ao Judiciário ela é julgada pelo juiz de Direito, que é o magistrado da Primeira Instância. Ele profere a sentença, nome que se dá à decisão que resolve o mérito do processo, ou que, não o fazendo, o declara extinto por inúmeros fundamentos jurídicos.