1) Atribui-se a Sócrates a inauguração da ética no campo da reflexão filosófica. Uma passagem importante da vida de Sócrates é o momento em que o seu amigo, Querofonte, consulta o Oráculo de Delfos buscando saber quem é o homem mais sábio do mundo. Sem titubear, o oráculo responde: Sócrates. Ao saber disto, o filósofo busca entender o motivo de ser apontado como dotado de tanta sabedoria, e com isso lembra-se da inscrição do pórtico do Templo de Delfos,e conclui:
ABAIXO JÁ ESTÁ A RESPOSTA!!!!!!!!!!!!!!!
b) Conhece-te a ti mesmo, porque o autoconhecimento é um bom caminho para a virtude e para reconhecer a própria ignorância .
2) O pensador Grego Sócrates tinha muito respeito pela verdade, e acreditava que poderíamos encontrá-la dentro de nós mesmos. Mesmo considerado o homem mais sábio do mundo pelo Oráculo de Delfos, Sócrates admite que a sua maior sabedoria é saber que nada sabe. A partir desse reconhecimento, pensar e entender o mundo e os homens, torna-se a sua missão. Desta forma, ele estabelecia diálogos onde utilizava-se do método de ensino da Ironia e Maiêutica. Esse método consiste em:
ABAIXO JÁ ESTÁ A RESPOSTA!!!!!!!!!!!!!!!
d) Um método dividido em duas partes. A primeira parte, consiste em perguntar, fingindo não saber. E na segunda o sujeito parte do conhecimento mais simples que já possui e segue em direção a um conhecimento mais complexo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - b)Conhece-te a ti mesmo, porque o autoconhecimento é um bom caminho para a virtude e para reconhecer a própria ignorância .
2 -d) Um método dividido em duas partes. A primeira parte, consiste em perguntar, fingindo não saber. E na segunda o sujeito parte do conhecimento mais simples que já possui e segue em direção a um conhecimento mais complexo.
Explicação:
1. Feedback
Parabéns, é isso aí! Sócrates adotou o lema “Conhece-te a ti mesmo” e conhecerás o universo e os deuses, pois acreditava que a verdade está dentro de cada um. Assinalando que por meio do autoconhecimento podemos reconhecer a ignorância pessoal (ironia) e assim dar a luz a própria sabedoria (maiêutica).
2. Feedback
Parabéns, é isso aí! A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". Esse primeiro momento do diálogo socrático possui um caráter negativo, pois nega as pré-concepções, os pré-julgamentos e os pré-conceitos (preconceitos). A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito. O nome "maiêutica" teve como inspiração a própria família de Sócrates. Sua mãe, Fainarete, era parteira e o filósofo a tomou-a como exemplo e afirmava que os dois possuíam atividades semelhantes. Enquanto a mãe auxiliava mulheres a darem à luz a crianças, Sócrates auxiliava as pessoas a darem à luz a ideias.
Espero ter ajudado!
2) d) Um método dividido em duas partes. A primeira parte, consiste em perguntar, fingindo não saber. E na segunda o sujeito parte do conhecimento mais simples que já possui e segue em direção a um conhecimento mais complexo.