1- Através do mapa descreva a rota dos invasores bárbaros.
2- Você sabia que as tatuagens começaram na época dos bárbaros? Pesquise qual material eles usavam e mostre algum desenho da época.
Leia o texto e responda:
3- O que foi o colonato?
4- Como era o poder político da época?
Soluções para a tarefa
Os povos bárbaros eram aqueles denominados pela cultura greco-romana como primitivas e muito ligadas a violência. Eram povos do norte, oeste e centro da Europa.
As primeiras tatuagens eram superficiais (no estrato córneo), manipuladas com tinta vegetal e utilizavam ferramentas de ossos, que datam entre 3370 a.C. e 3100 a.C.
O colonato foi um sistema em grandes propriedades entre colonos e meeiros, que exploravam a terra entregando parte da produção agrícola. Durante o Império Romano se observa este sistema em momentos de escassez de mão de obra escrava (normalmente povos conquistados militarmente). Em alguns casos, escravos eram "promovidos" a colonos para provimento do próprio sustento.
O Império Romano foi, inicialmente, uma monarquia, com reis eleitos pelos homens relevantes das tribos, entre 753 e 510 a.C. A República Romana (510 a.C. a 27 a.C.) veio com o objetivo de distanciar a nobreza do povo etrusco do poder, com a participação de ricos proprietários.
O Império Romano (27 a.C. - 476 d. C.) veio com Augusto, que reorganizou o território e suprimiu as extorsões e corrupções. O ápice da literatura latina foi conquistado principalmente pelas obras de Virgílio, Ovídio e Horácio neste período.