Física, perguntado por jaakkaak, 6 meses atrás

1) Através de que evidências os filósofos árabes chegaram à conclusão de que a luz deveria ter uma existência própria, diferentemente do que diziam os filósofos gregos?

2) Qual a função da íris e da pupila no olho?

3) Quais os elementos responsáveis pela fixação da imagem sobre a retina do olho?

4) A luz é uma onda eletromagnética. O que faz com que as luzes possam ter cores diferentes?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
1

1) Os filósofos árabes achavam absurda a idéia de que a luz era emitada somente através de nossos olhos, isso por que não se explicava como os céus se tornavam visíveis tão rapidamente ao levantar as pálpebras.

Eles acreditavam que a luz era refletida pelos corpos até nossos olhos, e que a interação dessa luz com nosso olho é que possbilitava a visão. Com isso, um dos primeiros experimentos óticos foram criados, a câmara escura. Nesse experimento, a imagem de uma vela era refletida no fundo de uma caixa escura, evidenciando que a luz era refletida pelos corpos, e não somente pelos nossos olhos.

2) A íris, círculo colorido do olho, e a pupila, círculo preto, são responsáveis controlar a entrada de luz.

Através de movimentos realizados pelos músculos existentes na íris, ela consegue contrair ou dilatar a pupila, e isso regula a quantidade de luz que vai alcançar nossa retina. No escuro, é comum nossa pupilar ficar dilatada para que haja maior captação de luz, enquanto que em ambientes bem iluminados ela fica contraída, já que a disponibilidade de luz é alta.

3) Assim como a íris e a pupila, que regulam a entrada de luz, outra estrutura muito importante para a formação de imagem na retina é o cristalino.

O cristalino é uma estrutura que consegue concentrar ela luz sobre a retina e através dos músculos ciliares ele consegue ficar mais espesso para focalizar objetos próximos ou mais fino apra focalizar objetos distantes.

4) A principal característica que distingue a formação das cores através das ondas eletromagnéticas é o seu comprimento e sua frequência. Por exemplo, a cor azul costuma ter um baixo comprimento de onda e uma alta frequência em relação a cor vermelha.

Perguntas interessantes