História, perguntado por todisgabriel, 5 meses atrás

1. Até o século XI, havia 4 reinos nas Ilhas Britânicas: Escócia, País de Gales, Irlanda e Inglaterra. Em 1066 a Inglaterra é invadida pelo francês Guilherme, o Conquistador, que torna-se rei e assume o título de Guilherme I. Ocorre a centralização do poder monárquico - a nobreza tem seu poder enfraquecido. Guilherme I deu início, na Inglaterra, à consolidação dos Estados Modernos, quais foram essas mudanças? *

1 ponto

a)As principais mudanças foram que a burguesia passou a ser detentora das terras de toda a região. Esses burgueses eram franceses, da mesma origem de Guilherme I.

b)As mudanças foram estabelecidas a partir de leis que deram ao rei um poder absolutista. Esse fator foi importante para instituir um regime de privilégios aos nobres.

c) os senhores feudais foram obrigados a jurar fidelidade ao rei. Também foram divididas as terras inglesas em condados. Guilherme I, nomeou xerifes para administrar esses condados.

d)A consolidação dos Estados Modernos na Inglaterra foi estabelecida por mudanças como um poder centralizado no poder clerical. A Igreja católica era detentora dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

2. No processo de consolidação da monarquia inglesa um fator eminente foi o enfraquecimento do poder de influência da nobreza. HENRIQUE II acelerou o processo de fortalecimento do poder real exigindo que todas as questões fossem julgadas por tribunais reais e não pelos nobres. Tendo esse objetivo em vista o rei Henrique II adota um conjunto de leis chamadas de Common Law, que diminui o poder de participação da nobreza na política. Aponte a alternativa que revela o modo como os nobres lidaram com essas propostas monárquicas. *

1 ponto

a)A nobreza inglesa perdeu todo seu poder de participação na política junto ao Parlamento, pois o Parlamento era composto unicamente pelos membros da família real inglesa.

b)Os nobres uniram-se aos burgueses e provocaram revoluções que colocaram fim à monarquia absolutista na Inglaterra. Essas revoluções vão ser denominadas como Revoluções Inglesas, que vão dar origem ao governo da Monarquia Parlamentarista.

c)Em 1215 a nobreza entra em um embate com o rei (João Sem Terra) e o força a aceitar as exigências da Magna Carta. A Magna Carta estabelecia limites do poder real através de um grande conselho.

d)No século XV a nobreza inglesa destituiu a monarquia na Inglaterra e criou uma república onde a população tinha direito a participar através de eleições onde escolheriam seus representantes. Essa república era organizada pelos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.


raiozinkk: 1)C
raiozinkk: 2)C

Soluções para a tarefa

Respondido por niellyseyfert
2

Resposta:

1-C ) os senhores feudais foram obrigados a jurar fidelidade ao rei. Também foram divididas as terras inglesas em condados. Guilherme I, nomeou xerifes para administrar esses condados.

2-C )Em 1215 a nobreza entra em um embate com o rei (João Sem Terra) e o força a aceitar as exigências da Magna Carta. A Magna Carta estabelecia limites do poder real através de um grande conselho.

Explicação:

1- A resposta correta é a letra C. As principais mudanças foram que os senhores feudais foram obrigados a jurar fidelidade ao rei. Também foram divididas as terras inglesas em condados. Guilherme I, nomeou xerifes para administrar esses condados. E proibiu guerras particulares entre a nobreza.

2- A resposta correta é a letra C .Em 1215 a nobreza entra em um embate com o rei (João Sem Terra) e o força a aceitar as exigências da Magna Carta. A Magna Carta estabelecia limites do poder real através de um grande conselho. Ocorreu quando um grupo de nobres, chamados genericamente de “barões”, cercou o rei João Sem-Terra e suas tropas e, após alguns dias de luta, conseguiu que o monarca atendesse às exigências de seus adversários em um documento denominado como Magna Carta.

ESPERO TER AJUDADO !!

SE PUDER MARCAR COMO MELHOR RESPOSTA AGRADEÇO !!

BONS ESTUDOS  !!

Perguntas interessantes