1) Assinale as alternativas corretas em relação ao: Reino do Congo *
12 pontos
A moeda do Congo era o nzimbu, espécie de concha marinha obtida na Ilha de Luanda.
O fundador do Reino do Congo era um ferreiro, por isso os trabalhos em ferro eram reservados aos nobres.
O Reino do Congo era o maior produtor de ouro da África ocidental.
A cidade de Tombuctu foi uma importante rota comercial e intelectual.
2) Assinale as alternativas corretas em relação ao: Império do Mali *
15 pontos
Os produtos comercializados nas cidades do Mali eram sal, ouro, cobre, sal e noz-de-cola.
Os moradores do Império do Mali viviam exclusivamente da agricultura.
A religião oficial do Império Mali era o cristianismo.
A cidade de Tombuctu foi uma importante rota comercial e intelectual.
Boa parte do que sabemos do Império do Mali chegou através dos griôs, indivíduos encarregados de preservar e transmitir as histórias do seu povo.
3) A formação cultural dos mais, incas e astecas.
Para entender quem forma e qual a importância dos povos incas, maias e astecas, devemos fazer primeiro uma pergunta: o que é a cultura de um povo? De uma forma simples, podemos dizer que a cultura é o conjunto de crenças, tradições, conhecimentos, costumes e comportamentos dos povos. No caso dos incas, maias e astecas, os pesquisadores acreditam que suas culturas foram construídas a partir das crenças, tradições, conhecimentos, costumes, e comportamentos transmitidos por outros povos que viveram antes ou ao mesmo tempo que eles. Assim, muitas das características que chamam a atenção nessas três civilizações – como a construção de grandes cidades, templos majestosos, técnicas de irrigar o solo, calendários, escritas, estilos artísticos, deuses e rituais religiosos – já faziam parte da vida de grupos ainda mais antigos. Maria Regina Celestino de Almeida. Incas, maias e astecas: três tesouros na América. Ciência Hoje das Crianças. Rio de Janeiro: SBPC, jun. 2001.
3 a) De acordo com o texto, o que é a cultura de um povo? *
10 pontos
3 b) Como se constituíram as culturas Inca, Maia e Asteca? *
14 pontos
3 c) Quais são as características comuns entre esses povos? *
15 pontos
Mudanças na Europa Medieval: "Nascimento de Bruges"
“Para abastecer os habitantes da fortaleza, começaram a se estabelecer, junto à saída do castelo, negociantes, taberneiros, hospedeiros para alimentar e abrigar os que mantinham negócios com o senhor e as pessoas que não podiam entrar na fortaleza. Os habitantes de tal maneira se agarravam ao local que em breve aí nasceu uma cidade importante que ainda conserva o nome vulgar de ponte, porque brugghe significa ponte em linguagem vulgar” (Jean Lelong, séc. XIII. In: Coletânea de documentos históricos para 5ª e 8ª série.)
4 a) A leitura do documento permite identificar grupos sociais novos ligados ao desenvolvimento comercial e urbano. Que grupos são esses? *
16 pontos
5) As cruzadas provocaram mudanças importantes no Ocidente europeu. Assinale as alternativas incorretas. *
18 pontos
A diminuição do comércio com a América e o Oriente, o que contribuiu para gerar crises e revoltas.
O fortalecimento do modo da produção feudal e da nobreza guerreira.
O renascimento comercial na Europa, com maior participação dos italianos, no rico comércio de especiarias.
O comércio entre Ocidente e o Oriente, com várias regiões da Europa, contribuiu para a prosperidade dos comerciantes europeus.
Soluções para a tarefa
Resposta:
os cruzadas provocaram mudanças inportat3s no ocidente europeu. assinale a alternativa correta
Explicação:
a diminuição do começo
1) Sobre o reino do Congo as alternativas 1 e 2 estão corretas.
As trocas econômicas no Reino do Congo eram feitas através do escambo e através de conchas denominadas nzimbu, onde sua extração era protegida e controlada pelos soldados do rei (manicongo).
O ferro era um importante produto na região, do qual os povos possuíam técnicas avançadas de fusão do ferro e também porque segundo a tradição local, o fundador da região era um ferreiro e por isso, a técnica e a manipulação do metal era praticada pelos mais nobres.
2) As alternativas 1, 4 e 5 corretas em relação ao Império do Mali.
O Império do Mali não vivia exclusivamente da agricultura. Sua economia era baseada na agropecuária, ouro e comércio. Durante a formação do Império, o príncipe fundador da região (Sundiata Keita) se converteu ao islamismo para participar do comércio na região.
3)
a ) A cultura de um povo, segundo texto é o conjunto de crenças, tradições, conhecimentos, costumes e comportamentos dos povos.
b) As culturas Inca, Maia e Astecas, foram construídas a partir das crenças, tradições, conhecimentos, costumes, e comportamentos transmitidos por outros povos que viveram antes ou ao mesmo tempo que eles .
c) As características comuns entre estes povos eram a construção de grandes cidades, templos majestosos, técnicas de irrigar o solo, calendários, escritas, estilos artísticos, deuses e rituais religiosos.
4) Os grupos sociais ligados ao desenvolvimento comercial e urbano eram os negociantes, taberneiros, hospedeiros.
5) As alternativas 1 e 2 estão incorretas sobre mudanças importantes no Ocidente europeu em virtude das Cruzadas.
As Cruzadas foram realizadas entre os séculos XI e XIII, nesta época ainda não havia comércio entre a Europa e a América que foi “descoberta” pelos europeus apenas por volta do final do século XV.
As Cruzadas foi um dos fatores responsáveis pela decadência do sistema do sistema feudal, pois contribuiu para o enfraquecimento da aristocracia feudal e para o “renascimento” comercial europeu.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/10166811