1 - Assinale a resposta correta. O que é historiografia? *
1 Historiografia são os historiadores
2 Históriografia é a escrita da história com sua forma de pesquisa
3 historiografia são os acontecimentos históricos
4 Historiografia se refere a estrutura de tempo do diferentes povos
Soluções para a tarefa
Logo quando começamos a estudar história na escola, ainda muito pequenos, nossos professores costumam nos apresentar a divisão da linha do tempo entre antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.) e a divisão dos períodos históricos, a começar por Pré-História, Idade Antiga, etc., até chegar à contemporaneidade. Além disso, passamos a ter contato com os livros didáticos de história, com filmes que abordam temas históricos, com imagens de documentos históricos e várias outras coisas. Entretanto, quase não se aborda de que forma a história foi feita, isto é, foi escrita, ao longo de todo esse tempo. Raramente se apresenta o tema da historiografia.
O termo historiografia é composto a partir dos termos “história” (que vem do grego e significa pesquisa) e “grafia” (que também vem do grego e significa escrita). Sendo assim, o próprio nome já contém o sentido mais claro da expressão, isto é, “escrita de uma pesquisa” ou “pesquisa que precisa de uma forma escrita, de uma narrativa”. De forma sucinta: uma escrita da história.
A historiografia, ou escrita da história, portanto, permeia toda a história das civilizações desde suas primeiras manifestações. Tanto as civilizações do Médio Oriente, como as que se desenvolveram na Mesopotâmia, quanto as civilização do Extremo Oriente, como a chinesa e a hindu, tiveram escribas (pessoas que dominavam a arte da escrita) que se encarregavam de escrever, além dos rituais religiosos e da contabilidade econômica das antigas cidades, as memórias das tradições que fundaram aquela civilização específica. Nesse processo de escrita da história da Antiguidade, por diversas vezes a história esteve entrelaçada com os mitos ou com a narrativa mitológica. Só com os gregos, como Heródoto e Tucídides, que a história ganhou pela primeira vez uma organização mais sistemática.