História, perguntado por cidinhampsoy3bqz, 1 ano atrás

1 - Assinale a opção que se remete a uma das ideias defendidas por John Locke. *
1 ponto
Era favorável à propriedade coletiva.
Defendia a manutenção do Antigo Regime.
Defendia a propriedade privada.
Defendia a concentração de poderes nas mãos de uma pessoa.
2 - Assinale uma ideia difundida pelos iluministas. *
1 ponto
O fim do Antigo Regime.
A defesa da intervenção do Estado na economia.
A defesa da igualdade social entre os homens com uma nova redistribuição de riquezas.
A defesa do absolutismo monárquico.
3 - Um dos principais princípios iluministas são: *
1 ponto
Igualdade civil e absolutismo.
Servidão e racionalismo.
Liberdade religiosa e racionalismo.
Liberdade econômica e mercantilismo.
4 - O que é despotismo esclarecido? *
1 ponto
Monarcas procuravam modernizar seus Estados adotando ideias renascentistas. Para agradar a sociedade e salvar o "Renascimento".
Monarcas procuravam modernizar seus Estados adotando ideias absolutistas. Para agradar a sociedade e salvar o "Antigo Regime".Opção 1
Monarcas procuravam modernizar seus Estados adotando ideias iluministas. Para agradar a sociedade e salvar o "Antigo Regime".
Mudanças para agradar a sociedade e finalizar o "Antigo Regime", adotando ideias iluministas.
5 - Quem apoiava a ideia dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)? *
1 ponto
Rousseau.
D'Alambert.
Montesquieu.
Diderot.
6 - Quais os principais envolvidos na produção da Enciclopédia? *
1 ponto
Diderot e D'Alambert.
Voltaire e Montesquieu.
John Locke e D'Alambert.
Diderot e Rosseau.
7 - Marque a classe social responsável pela realização do iluminismo. *
1 ponto
Nobreza
Burguesia
Clero
Servos
8 - Escreva uma definição para o Humanismo. *
1 ponto
9 - Escreva uma definição para o Racionalismo *
1 ponto

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
125

Vamos as respostas:

1 - Defendia a propriedade privada.

R: Segundo Locke os individuos detinham do "Direito Natural", ou seja, de ter a terra que lhes foi dada por Deus.

2 - O fim do Antigo Regime.

R: O foco de toda a Revolução Francesa juntamente com o Iluminismo foi de dar um fim ao Regime Absolutista.

3 - Liberdade religiosa e racionalismo.

R: Pois antes a única religião permitida era a do Cristianismo e muitas pessoas foram mortas por tentar fazer o uso da razão, pois não aceitavam que tudo que acontecia era porque "Deus queria ou Deus fez assim".

4 - Monarcas procuravam modernizar seus Estados adotando ideias iluministas. Para agradar a sociedade e salvar o "Antigo Regime".

R: Eles tentaram enganar a população para conseguir manter os interesses das monarquia, mas isso não surtiu muito efeito.

5 - Rousseau.

R: Ele foi responsável pela criação e toda a base dos três poderes que usamos nos dias de hoje, em vários modelos de governo.

6 - Diderot e D'Alambert.

R: É considerada a primeira Enciclopédia e foi criada na França, por esses dois filósofos responsáveis por reunirem diversos conhecimentos para o aprendizado alheio.

7 - Burguesia.

R: A classe em ascensão responsável pela criação e firmamento do capitalismo como modelo econômico da atualidade, já que a burguesia não aceitava mais ser comandada pelo clero e nobreza.

8 - O Humanismo é um modelo de filosofia que coloca o ser humano como a coisa mais importante e que as coisas acontecem ao nosso redor por causa da nossa interferência, isso quer dizer que estaríamos no centro do mundo.

9 - O Racionalismo é o uso da razão, dos saberes científicos que só são possíveis por meio do estudo para podermos entender o porque e como de determinada coisa aconteceu.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por maarigibson
0

1) John Locke defendia a propriedade privada (alternativa c).

John Locke foi um filósofo conhecido como pai do liberalismo, e foi um dos principais teóricos do contrato social. Ele também defendia a tolerância e liberdade de religião.

Para ele, os homens no estado de natureza não viviam de forma primitiva, mas a vida em harmonia seria justificada pelo reconhecimento de que todos os homens são livres e iguais. Ele acreditava no direito natural do ser humano à vida, à liberdade e à propriedade, influenciando revoluções liberais.

2) Uma das ideias defendidas pelo iluminismo era o fim do Antigo Regime (alternativa A).

O iluminismo foi um movimento do século XVIII, que surgiu na França, e tinha como um de seus alicerces a reestruturação do Antigo Regime a partir da racionalidade, defendendo a razão em detrimento da fé. Os pensadores iluministas se mostravam contra as determinações do mercantilismo e do controle religioso, além de se mostrarem contrários aos privilégios da nobreza e do clero. Foi bem difundido entre a burguesia.

3) Um dos principais princípios iluministas é a liberdade religiosa e o racionalismo (alternativa C).

O iluminismo criticava os privilégios do clero e da nobreza e também o controle excessivo da Igreja Católica, estabelecendo a liberdade religiosa. Alguns filósofos iluministas, como John Locke, acreditavam que o ser humano possuía direito natural a algumas coisas, entre elas a liberdade, que incluiria a liberdade de professar a religião que quisesse, ou nenhuma.

4) O despotismo esclarecido era a tentativa dos monarcas modernizarem seus Estados a partir de ideias iluministas (alternativa B).

Os monarcas que reinavam de forma absolutista passaram a implementar reformas políticas e econômicas que se baseavam nas ideias iluministas, como forma de agradar a sociedade e evitar revoltas que pudessem comprometer o seu poder. Porém, essas reformas não foram capazes de modificar a desigualdade social do período, mesmo com medidas modernizadoras em diversos Estados.

5) Montesquieu apoiava a ideia dos três poderes (alternativa C).

A teoria de Montesquieu dos três poderes residia na divisão do poder em três esferas, que deveriam ser governadas por pessoas diferentes. A crítica de Montesquieu reside no fato de, no absolutismo, o rei ser a pessoa que exerce todos os poderes: o de fazer leis, executar resoluções públicas e julgar crimes, que consistem, respectivamente, no LegislativoExecutivo e Judiciário.  

6) A enciclopédia foi feita por Diderot e D’Alambert (alternativa A).

A primeira enciclopédia foi criada na França e tinha como objetivo sistematizar todo o conhecimento humano que já havia sido produzido até o momento. Ela foi publicada na França no século XVIII, compreendendo 35 volumes e sendo ilustrada.  

7) A classe social responsável pela realização do iluminismo foi a burguesia (alternativa B).

O iluminismo foi popular entre a burguesia, porque eles se beneficiariam do fim dos privilégios da nobreza e do clero, reivindicando maior participação política em razão do poder econômico que detinham. As revoluções liberais, pautadas no iluminismo, tiveram grande participação da burguesia.

8) O humanismo é o modelo filosófico que põe o ser humano como seu centro, com os acontecimentos ocorrendo por sua interferência. Foi o movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, no contexto do fim do feudalismo e surgimento da burguesia.

9) O racionalismo foi a corrente filosófica centrada na racionalidade humana, pois esse seria o único meio de alcançar o verdadeiro conhecimento completo. Seria a forma de sistematizar o conhecimento, não só de produção de novas formas de ver o mundo.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/8171093

Anexos:
Perguntas interessantes