1. Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo.
a) O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.
b) O dionisíaco é o homem teórico que personifica a sabedoria filosófica; o apolíneo é a natureza e suas forças demoníacas.
c) O dionisíaco é a personificação da razão grega; o apolínio equivale ao poder místico do uno primordial.
d) O dionisíaco representa a força figurativa atuante na arte; o apolíneo representa a música primordial não objetivada.
2. A primeira fase da filosofia de Nietzsche valoriza: *
a) a arte
b) a teologia
c) a moral
d) a ciência
Soluções para a tarefa
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Resposta:
1) O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.
2) A arte
Explicação:
1) Nietzsche distinguiu dois impulsos que atuam no meio artístico. O dionisíaco está ligado ao excesso, à loucura e à essência das coisas. O apolíneo representa a razão, a medida e a aparência.
2) Nietzsche, em sua filosofia de juventude, destacou o valor da arte, especialmente a música, para a vida cultura e individual, propondo a ideia de uma vida artística em substituição à teórica.
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obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra a) para a 1. e a) para a 2., como da para ver nas imagens:
1 - É correta a alternativa A, sendo Dionísio e Apolo duas diferentes divindades gregas que, segundo a interpretação de Nietzsche, representariam duas partes componentes da experiência humana: o instinto vital (que não segue a razão) e a reflexão (que é baseada na razão).
Embora o homem fosse, por natureza, um encontro entre estas duas forças opostas, Nietzsche via em seu tempo um predomínio prejudicial do Apolíneo (razão) sobre o Dionisíaco (instinto).
2 - É correta a alternativa A, tendo sido nesta fase que Nietzsche fez os seus trabalhos sobre o Romantismo Alemão (em especial sobre as obras de Wagner) e sobre as tragédias gregas.
Via na arte um caminho para entender o modo como os humanos representavam as suas próprias questões. À medida que seu trabalho se desenvolveu, contudo, passou a estudar mais as bases da moral que a questão da arte.