1.Assinale a alternativa que completa corretamente a frase anterior: * 1 ponto Lei Barão de Rio Branco. Lei Bill Aberdeen. Lei Saraiva Cotegipe. Lei Eusébio de Queiroz. 2. Sobre o indianismo brasileiro, no século XIX, podemos afirmar que: * 1 ponto Resgatou a presença indígena na formação da identidade brasileira. Retratou o indígena como selvagem e servil. Apagou a cultura indígena na construção da identidade brasileira. Procurou apresentar os indígenas como seres inferiores à cultura europeia, sendo necessário sua aculturação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-D ( LEI EUSÉBII DE QUEIROZ )
2-A ( RESGATOU A PRESENÇA INDIGENA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA
Quanto a primeira questão, a primeira lei abolicionista no Brasil foi a Lei Eusébio de Queirós. Já quanto a segunda questão, o indianismo resgatou a presença indígena na formação da identidade brasileira.
A Lei Eusébio de Queirós, estabelecida em 1850 durante o Segundo Reinado, voltava-se para repressão ao tráfico de escravos africanos. Nesse sentido, recebe esse nome pois foi criada por Eusébio de Queirós, ministro da justiça na época. Cabe destacar que essa lei foi resultado de diversas pressões realizadas pela Inglaterra sobre o Brasil.
Já o indianismo, refere-se a um período da literatura e arte do Romantismo brasileiro, no qual houve a valorização do índio, o colocando em posição de herói e marcando a identidade brasileira com a presença indígena, o encarando como símbolo nacional, integrante do nosso país.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/3898973
HISTÓRIA-D), A).
MATEMÁTICA-B), D).
GEOGRAFIA- C), B).
L. PORTUGUESA-C), B).
CIÊNCIAS- C), C).