Português, perguntado por jujujdc4, 8 meses atrás

1. Assinale a alternativa cujo sentido NÃO está de acordo com o sentido que a expressão “pode virar um enorme tiro pela culatra” apresenta no texto. a) Pode ter o efeito contrário do que se pretende. b) Pode aumentar ainda mais o problema que se quer combater. c) Pode fazer com que o aquecimento global aumente. d) Pode provocar diminuição na formação de nuvens. e) Pode aumentar a ocorrência de doenças respiratórias

Soluções para a tarefa

Respondido por raffasiilveira
7

Expressões idiomáticas

A expressão idiomática "pode virar um enorme tiro pela culatra" não apresenta o sentido que está sendo expresso pela alternativa D, que informa que ela pode estar significando que pode provocar a diminuição na formação de nuvens.

A expressão possibilita o entendimento de uma atitude cujo o resultado foi o exato oposto daquilo que era esperado pelo seu executor. Esse efeito contrário do que se espera precisa estar muito bem representado dentro da frase para que possamos considerar como estando correta para a expressão, o que não é o caso da fase apontada.

Saiba mais sobre expressões idiomáticas em:

https://brainly.com.br/tarefa/17913296

Anexos:
Respondido por jalves26
1

NÃO está de acordo com o sentido que a expressão “pode virar um enorme tiro pela culatra” a opção:

c) Pode fazer com que o aquecimento global aumente.

Interpretação de texto

A expressão "o tiro sair pela culatra" tem sentido de obter o efeito contrário do que se pretende.

No texto lido, a ação de reduzir a poluição causada pelos aerossóis a princípio tem a intenção de combater o aquecimento global. Porém, o resultado pode ser o contrário do que se espera, pois os aerossóis ajudam a diminuir o aquecimento global.

Segundo pesquisadores britânicos e alemães, os aerossóis rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens. Assim, sem eles, a temperatura da Terra poderia aumentar bastante.

Mais sobre a expressão "o tiro sair pela culatra" em:

https://brainly.com.br/tarefa/25242708

Anexos:
Perguntas interessantes