1. Assinale a alternativa correta sobre os conflitos entre árabes e judeus: *
a) Palestina, o Estado árabe, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
b) Desde a criação do Estado de Israel, os palestinos árabes e judeus, dispersos ou refugiados, vêm lutando para ter um Estado Palestino Árabe. Surge assim a OPEP (Organização para a Libertação da Palestina).
c) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
d) O conflito entre árabes e judeus é uma questão isolada no Oriente médio, que não interfere em outros países. Estão localizados em uma região sem qualquer importância para o restante dos países.
“O diálogo entre Israel e Palestina é sempre truncado pela eclosão de alguma violência a qualquer momento, seja de um indivíduo ou de um grupo extremista islâmico. O conceito de ‘terra pela paz’ está muito longe. [...]. A cada nova rodada de negociações de paz, expõe-se a causa palestina como ‘símbolo maior da luta islamista’ internacionalmente, que se confronta com o nem sempre explícito ‘apoio automático’ dos Estados Unidos da América do Norte ao Estado de Israel, embora o governo norte-americano acene com a necessidade de se discutir a criação do Estado Palestino.”
SILVA, João Ubiratan de Lima; PHILIPPINI, Ruth Aparecida Sales. Israel e Palestina: da “Terra Santa” a um território em conflito. Revista Ciência Contemporânea, v. 2, n. 1, p. 163-180. jun./dez. 2017.
2. Dentre as alternativas abaixo, quais podemos apontar como os principais obstáculos à paz entre Israel e Palestina? *
a) O fundamentalismo de grupos islâmicos que promovem atentados terroristas contra civis israelenses e se recusam a aceitar o Estado de Israel; a construção de novos assentamentos judeus na parte oriental de Jerusalém, reivindicada pelos palestinos como sua capital; a existência de um muro construído pelo governo de Israel para a proteção dos colonos israelenses na Cisjordânia.
b) Os ataques de tropas japonesas que promovem atentados terroristas contra civis israelenses e se recusam a aceitar o Estado de Israel; a construção de novos assentamentos judeus na parte oriental de Jerusalém, reivindicada pelos palestinos como sua capital; a existência de um muro construído pelo governo de Israel para a proteção dos colonos israelenses na Cisjordânia.
c) O fundamentalismo de grupos islâmicos que promovem atentados terroristas contra civis israelenses e se recusam a aceitar o Estado de Israel; a construção de novos hospitais em Jerusalém; a derrubada de um muro que foi construído pelo governo de Israel para separar israelenses de palestinos.
d) Os maiores obstáculos para a Paz no Oriente Médio referem-se à interferência dos países estrangeiros (como os Estados Unidos e a Rússia) que não aceitaram os acordos propostos entre Israel e Palestina.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- c) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948, com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando impedir sua implantação.
2- a) O fundamentalismo de grupos islâmicos que promovem atentados terroristas contra civis israelenses e se recusam a aceitar o Estado de Israel; a construção de novos assentamentos judeus na parte oriental de Jerusalém, reivindicada pelos palestinos como sua capital; a existência de um muro construído pelo governo de Israel para a proteção dos colonos israelenses na Cisjordânia.
Explicação:
1- Em 1947, a Organização das Nações Unidas, aprovou um plano de partilha da Palestina em dois Estados: um judeu e outro árabe. Em 14 de maio de 1948, os judeus fundaram o Estado de Israel, que foi imediatamente reconhecido pelos EUA. Os países árabes reagiram à criação do Estado de Israel atacando-o militarmente. Israel venceu a disputa e ocupou cerca de 25% do território reservado aos palestinos no plano de partilha. O Estado Palestino não foi criado.
2- Apesar de mais de cem países, inclusive o Brasil, reconhecerem a legitimidade de um Estado palestino, ele continua apenas no papel. Atualmente, a violência entre palestinos e judeus parece não ter fim, com seguidos episódios de ataques mútuos.
Respostas do dia 13/05/2021
Ciências | 9º Ano | Aula 32 | 1- A 2- B
Ed. Física | 9º Ano | Aula 22 | 1- C 2- A
História | 9º Ano | Aula 32 | 1- C 2- A
Português | 9º ano | Aula 52 | 1- B 2- D
Matemática | 9º Ano | Aula 52 | 1- A 2- B
Espero ter ajudado <3
Resposta:
1- c) Israel, o Estado judeu, foi proclamado oficialmente em 1948,
com o apoio dos Estados Unidos. No entanto, os países árabes
vizinhos não aceitaram o novo Estado e atacaram-no tentando
impedir sua implantação.
2-a) O fundamentalismo de grupos islâmicos que promovem
atentados terroristas contra civis israelenses e se recusam a aceitar
o Estado de lsrael; a construção de novos assentamentos judeus
na parte oriental de Jerusalém, reivindicada pelos palestinos como
sua capital; a existëncia de um muro construído pelo governo de
Israel para a proteção dos colonos israelenses na Cisjordânia.