1)Assinale a alternativa correta sobre a passagem do mito ao surgimento da filosofia: *
a)A filosofia está no campo do fantástico, e o mito não admite contradição.
b)A filosofia surgiu gradualmente, a partir da superação dos mitos, utilizando-se de explicações racionais.
c)A filosofia recusa o uso de explicações racionais para os acontecimentos do mundo.
d)Os fatores que contribuíram para o surgimento do mito foram: a criação do espaço público, expansões marítimas, invenção da política.
2) Podemos estabelecer as diferenças do pensar mítico e filosófico a partir da seguinte reflexão: *
a)O mito narra à origem a partir do divino, enquanto a filosofia discute de forma lógica a origem do mundo e das coisas.
b)O pensamento mítico se distinguiu por ser totalmente sistematizado, enquanto a filosofia restringe suas questões meramente ao cosmo.
c)A filosofia e o mito se assemelham por explicarem os fenômenos de maneira lógica e sistematizada.
d)A filosofia é irracional e o mito é lógico.
3) O nascimento da filosofia correspondeu a uma linguagem diferenciada do mito na tentativa de explicação do mundo e das coisas. Então é correto afirmar: *
a)A filosofia nasce a partir do milagre, causando uma total ruptura com a explicação mítica.
b)A filosofia tem sua origem no século I dC. , e tem como principal característica o questionamento e a sistematização do pensamento científico.
c)A filosofia surge para confirmar a utilização de explicações mitológicas para origem do mundo e das coisas.
d)O nascimento da filosofia surge a partir da necessidade existencial do homem de uma explicação lógica e sistematizada da sua realidade.
4) Assinale a alternativa correta sobre a alegoria da caverna de Platão: *
a)Para Platão, a caverna é o local ao qual todos os indivíduos habitam, sendo esta a única e filosófica realidade que os seres humanos estão inseridos.
b)Para Platão, a caverna representa o mundo das aparências e preconceitos ao qual vivemos alienados da realidade, sendo impossível nos libertar sem a filosofia, que propõe a reflexão do próprio pensamento.
c)Os nossos sentidos sempre conseguem constatar a realidade tal como ela é.
d)É a partir da credibilidade inquestionável nas ideias do nosso senso comum que damos o primeiro passo rumo à reflexão filosófica.
5) Assinale a alternativa incorreta sobre a Teoria das ideias de Platão (Mundo Sensível e Inteligível): *
a)Para Platão o conhecimento sensível é adquirido pelos sentidos, onde as coisas são representações (cópias) neste mundo em que vivemos.
b)Para Platão o conhecimento inteligível é adquirido pelo uso da razão, sendo todas as coisas reais e verdadeiras.
c)No mito platônico (alegoria da caverna) não há uma progressão do conhecimento sensível para o inteligível.
d)Tanto o homem da caverna quanto o senso comum, estão apegados às impressões sensíveis e não se permitem enxergar outra realidade senão as impostas pelas circunstâncias.
ajudaaa!
Soluções para a tarefa
1. A alternativa correta sobre a passagem do mito ao surgimento da filosofia:
b) A filosofia surgiu gradualmente, a partir da superação dos mitos, utilizando-se de explicações racionais.
2. Diferenças do pensar mítico e filosófico:
a) O mito narra à origem a partir do divino, enquanto a filosofia discute de forma lógica a origem do mundo e das coisas.
3. É correto afirmar sobre o nascimento da filosofia:
d) O nascimento da filosofia surge a partir da necessidade existencial do homem de uma explicação lógica e sistematizada da sua realidade.
O mito é um discurso, uma narrativa imaginaria e ficcional. O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive: a origem, o funcionamento e os processos do mundo e da natureza, suas origens e seus valores, através do mistério e do divino.
A Filosofia surge como a busca de uma explicação racional e ordenada do mundo ou da natureza. A mudança de papel do pensamento mítico resulta de um longo período de transição e de transformação da própria sociedade grega, tornando possível o surgimento do pensamento filosófico em VI a.C.
4. Sobre a alegoria da caverna de Platão:
b)Para Platão, a caverna representa o mundo das aparências e preconceitos ao qual vivemos alienados da realidade, sendo impossível nos libertar sem a filosofia, que propõe a reflexão do próprio pensamento.
5. A alternativa incorreta sobre a Teoria das ideias de Platão:
c) No mito platônico (alegoria da caverna) não há uma progressão do conhecimento sensível para o inteligível.
Na "Alegoria da Caverna", as sombras se firmam como o real. Assim, para os prisioneiros "a verdade consistiria apenas na sombra dos objetos fabricados", este é o mundo sensível, a cópia da realidade.
Entre o real e o aparente emerge um fosso cuja dimensão torna-se quase intransponível para a maioria de seus habitantes. Daí a progressão para aqueles que, com coragem e amor à sabedoria, buscam no mundo inelegível, a verdade sobre a vida, a realidade.
Em meio a tal cenário de ilusão, a permanência em cada situar é a única certeza para a não decepção. O contexto presente é o agradável. Correr na contramão à verdade existente é distanciar-se para um rompimento com as "certezas" do presente.
Bons estudos!
Resposta:
1b 2a 3d 4b 5c
Explicação: