1-As substâncias que se dissolvem na água são chamadas de Hidrofílicas e
as que não se dissolvem, hidrofóbicas.
Para observar faça o seguinte experimento: coloque 200 ml de água em um copo e misture uma colher de sopa (rasa) de sal. Em outro copo com 200ml de água coloque uma colher de sopa de azeite e misture, aguarde alguns minutos e observe o que aconteceu com as misturas. Em seguida relate sua observação, qual substância é hidrofóbica e qual é hidrofílica, explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A água é conhecida como solvente universal porque uma grande quantidade de substâncias se dissolve nela. Porém, isso não acontece com todas as substâncias, como mostra o caso do óleo.
Como a grande maioria sabe, ao colocarmos óleo na água, eles não se misturam. Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, por ser menos denso que a água. Por isso, o óleo é chamado de hidrofóbico, que vem de hidro, que significa “água”, e fóbico, “fobia” ou “aversão”.
Esse termo passa a ideia de que as moléculas de água e de óleo se repelem mutuamente. Mas, na verdade, não é bem assim, porque as moléculas de óleo se atraem mais com as de água do que com as suas próprias moléculas. Isso pode ser visto se compararmos o formato de uma gota de óleo na água e uma gota de óleo em contato com o ar.
Em contato com o ar, as moléculas de óleo tendem a ficar num formato esférico, pois terão uma menor área de superfície, ou seja, um menor número de moléculas de óleo em contato com o ar. Já na água, a gota de óleo se espalha sobre toda a superfície, aumentando a superfície de contato com a água. Então, apenas dizer que o óleo tem aversão à água não explica o real motivo deles não se misturarem.
Explicação: Eu achei isso pra vc ler, é legal e vc tbm vai entender melhor. Espero ter ajudado! :D
Resposta:
mano que gosta de café com cuscuz e peixe