1)
As reformas educacionais que aconteceram nas décadas de 1980 e 1990, apontam transformações na maneira/forma de abordar os conteúdos a serem ensinados.
Qual a principal concepção de currículo adotada a partir destas reformas?
Alternativas:
a)
Currículo individualizado a cada instituição educacional, sem orientações nacionais.
b)
Currículo com base nacional, conteúdos mínimos definidos tanto para os conhecimentos científicos como para a parte diversificada.
c)
Currículo mínimo a nível nacional sem possibilidade de complementação com a parte diversificada e peculiaridades de cada região.
d)
Currículo com base nacional, conteúdos mínimos e parte diversificada.
Alternativa assinalada
e)
Currículo que deve ser assumido pela avaliação externa de maneira formal e oficial.
2)
Leia atentamente e analise a citação a seguir:
"A política curricular é uma produção de múltiplos contextos sempre produzindo novos sentidos e significados para as decisões curriculares nas instituições escolares" (LOPES; MACEDO, 2011, p. 273).
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, Stephen.; MAINARDES, Jefferson. (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
Com essas considerações, analise se as afirmações traduzem e estão relacionadas ao texto:
I. O conhecimento vivenciado nas escolas é aquele pensado e elaborado por diferentes grupos, entre disputas e articulações políticas, econômicas e sociais, para determinar o que pode ser considerado conhecimento válido e necessário ou não, estabelecendo uma dada hegemonia.
II. Os conhecimentos que são vivenciados nas instituições de ensino, legitimados no currículo, visam formar sujeitos e identidades para uma determinada sociedade.
III. Os conhecimentos vivenciados nas escolas são construções dos sujeitos que ali encontram-se, numa lógica de respeito a heterogeneidade e nunca de homogeneidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
III, apenas.
b)
I e II, apenas.
Alternativa assinalada
c)
II e III, apenas.
d)
I e III, apenas.
e)
I, II e III.
3)
"É fundamental considerar as tecnologias de informação e comunicação que se fazem cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, reconfigurando hábitos e formas de obter informações e aprender".
SILVA, Audrey Debei da; SOARES, Claudia Aparecida Morgado; PINTO, Rosângela de Oliveira. Teorias e práticas do currículo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017.
Analise as asserções abaixo e a possível relação entre elas:
I) Integrar as TIC ao contexto educacional requer repensar as concepções sobre educação, formação, práticas educativas, posturas.
PORQUE
II) Atualmente ainda identifica-se um descompasso entre o currículo e as tecnologias de informação e comunicação.
Após analisar as asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa assinalada
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
Ao elaborar um currículo, a participação do professorado contribui para a discussão de projetos pedagógicos que possam ser desenvolvidos durante a vida acadêmica dos educandos. Esta comunicação propicia a prescrição de um documento que valorize a interação.
Assinale a alternativa que melhor define essa organização curricular:
Alternativas:
a)
Currículo formal.
b)
Currículo experienciado.
c)
Racionalidade Curricular.
d)
Controle social.
e)
Interdisciplinaridade.
Alternativa assinalada
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETO
Explicação:
1) ALTERNATIVA D
2) ALTERNATIVA B
3) ALTERNATIVA B
4)ALTERNATIVA E
1) A educação avança com a renovação regular dos currículos, o que se dá de acordo com as novas pesquisas das demandas educacionais. Por isso, está correta a alternativa D.
Educação e a importância de reformas
A reforma é construir uma base curricular nacional, mas não existe um currículo "único" e "absoluto", e outras regiões podem lançar cursos de acordo com suas próprias características. O objetivo é permitir que cada região o adote de acordo com suas peculiaridades, mas sem perder a ideia central nutrida pela fundação nacional. Além disso, também visam cursos formais e oficiais.
Leia também sobre a importância da educação, aqui;
https://brainly.com.br/tarefa/158157
----------------------------
2) O conhecimento vivenciado na escola é o pensamento e a elaboração de debates e representações entre diferentes grupos da política, economia e sociedade. Disso, temos que a alternativa B está correta.
Importância do conhecimento vivenciado para a produção curricular
É aplicado para determinar o que pode ser considerado conhecimento válido e necessário para estabelecer uma determinada hegemonia. O conhecimento vivenciado nas instituições de ensino, legitimado nos currículos, destina-se a formar a disciplina e a identidade de uma determinada sociedade.
Conheça elementos importantes para o conhecimento vivenciado, aqui;
https://brainly.com.br/tarefa/22423514
----------------------------
3) Levando em consideração as TICs e sua relação com o cotidiano escolar, temos que a alternativa B está correta.
A importância das TICs na educação
O uso das TICs na educação é extremamente importante nos dias de hoje, pois estamos em uma época em que tudo depende da tecnologia. Ao incluir recursos técnicos no ambiente escolar, podemos mediar o uso dessas ferramentas, direcionando-as para o uso produtivo, a fim de aproximar o aluno do professor e torná-lo protagonista de sua própria formação. Nesse caso, porém, há muitos desafios a serem superados.
Mais conteúdos sobre as TICs, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/26208324
----------------------------
4) A contribuição do curso para a prática docente se dá pela conjugação da experiência adquirida na profissão de docente. Assim, a organização curricular envolve a Interdisciplinaridade (alternativa E).
Interdisciplinaridade na contribuição da organização curricular
Um currículo é um documento que contém informações sobre a experiência profissional de um indivíduo. Há uma relação pelo fato de o currículo se basear em uma ideologia social que remete ao poder. Ter um currículo cheio de atividades significa que os seres humanos serão capazes de desenvolver mais habilidades na sociedade.
A contribuição da interdisciplinaridade recebe ajuda de outras áreas. Leia um pouco sobre isso, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/23576376