1. “As queimadas na floresta amazônica, provocadas pela criação de áreas de pastagem, exploração da madeira e agricultura familiar, estão causando alterações nos ciclos biogeoquímicos (os percursos realizados no meio ambiente por um elemento químico) e afetando ainda mais o clima da região. [...] De acordo com os pesquisadores, um dos exemplos mais evidentes de alterações de ciclos biogeoquímicos na Amazônia provocados pelas queimadas é o do nitrogênio – um nutriente essencial para as plantas, que está presente no solo, no ar e na água. [...] Segundo os pesquisadores, o que está ocorrendo na Amazônia é que ao queimar a floresta parte dos compostos nitrogenados presentes nas árvores, como a amônia, por exemplo, são vaporizados e vão para a atmosfera onde se combinam com outros elementos e acabam formando chuva ácida. Isso também gera um aumento da quantidade de nitrogênio armazenado na biosfera, contribuindo para mudanças no ciclo hidrológico – de chuvas – e nas condições climáticas da região.”
Como o trecho acima informa, as queimadas alteram vários ciclos biogequímicos, não apenas o do nitrogênio. As queimadas também podem alterar o ciclo:
a. da água, pois disponibizam muito oxigênio para a atmosfera.
b. do carbono, pois as plantas são responsáveis pelo sequestro desse elemento da atmosfera.
c. do oxigênio, pois aumentam a taxa fotossintética das plantas.
d. do carbono, pois diminuem os gases do efeito estufa.
2. “O processo de acidificação dos oceanos é extremamente perigoso e pode acabar com a vida marinha até o fim do século. A acidificação começou desde a primeira revolução industrial, em meados do século XVIII, quando a emissão de poluentes aumentou rápida e significativamente graças à instalação das indústrias por toda Europa. Como a escala de pH é logarítmica, uma leve diminuição neste valor pode representar, em porcentagem, variações de acidez de grandes dimensões. Dessa forma, é possível dizer que desde a primeira revolução industrial a acidez dos oceanos já aumentou em 30%.” A acidificação dos oceanos está diretamente relacionada:
a. ao aumento de CO2 na atmosfera, causado, entre outros motivos, pelo aumento da queima de combustíveis fósseis.
b. ao aumento do O2 atmosférico, resultante do desmatamento e queimadas em regiões florestais do planeta.
c. ao aumento da eutrofização em ambientes aquáticos, que gera um aumento significativo na concentração de oxigênio nesses ambientes.
d. ao derretimento das geleiras, processo que ocorre devido às diminuição das taxas de metano na atmosfera.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 b, 2 a
Explicação:
✅
Resposta:
1) B) do carbono, pois as plantas são responsáveis pelo sequestro desse elemento da atmosfera.
2) A) ao aumento de CO2 na atmosfera, causado, entre outros motivos, pelo aumento da queima de combustíveis fósseis.
Explicação:
1) Entre os ciclos biogeoquímicos alterados pelas queimadas está o ciclo do carbono, pois as plantas, através da fotossíntese, sequestram o carbono da atmosfera. As queimadas além de diminuir a taxa de fotossíntese, pois acabam com parte da floresta, devolvem para a atmosfera o carbono sequestrado ao longo da vida dessas plantas. Vale lembrar que o carbono é um gás do efeito estufa e que seu aumento na atmosfera contribui para o aquecimento global.
2) O aumento de CO2 na atmosfera contribui significativamente para o amento da acidificação dos oceanos, pois quando a água (H2O) e o gás se encontram, é formado o ácido carbônico (H2CO3), que se dissocia no mar, formando íons carbonato (CO3 -²) e hidrogênio (H+). Os íons de hidrogênio baixa o pH da água, tornando-a mais ácida.
✔ Confirmado Pelos Professores do Google ClassRoom:
obs: As alternativas podem mudar de posição, no meu caso era a letra b) para a 1., e a letra a) para a 2., como da para ver nas imagens: