1. As provincias da Bahia, Grão-Pará, Maranhão e Piauí não
aderiram à Independência, o que levou o imperador a in-
tervir militarmente nelas. Qual é o motivo de elas não te-
rem aceitado a emancipação política do Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
os governos dessa províncias citadas acima respondiam diretamente a metrópole e não ao governo do Príncipe Regente como as demais esse fato elas tinham mais privilégios que as outras províncias por isso a concentração de tropas portuguesas era bastante grande, só para comprar as tropas portuguesas. Nessa província era 60.000 Soldados de exército português contra apenas 25.000 Soldados e recém formado exercito brasileiro.
Bahia, Grão-Pará, Maranhão e Piauí eram províncias mais ao Norte do país, região havia grande número de comerciantes partidários da metrópole, dado que mantinham mais relações com Portugal do que com as outras províncias do Sul.
Sendo assim, o Imperador D. Pedro I observou a necessidade de intervir militarmente, e originando diversos conflitos conhecidos hoje como Campanhas de Independência.
As Campanhas de Independência
É interessante perceber como a Independência do Brasil não se deu a partir de um amplo consenso. Ocorreram diversos conflitos políticos e militares durante o processo de independência do Brasil. São exemplos, entre outros:
- A campanha da Cisplatina
- A campanha da Bahia
- A campanha do Piauí
Para saber mais sobre a Independência do Brasil, visite: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ2