1- As propriedades devem ser consideradas como sistemas de produção únicos, particulares e a escolha do sistema que será adotado depende da capacidade de desempenho dos recursos genéticos disponíveis, do grau tecnológico existente na fazenda, bem como de aspectos regionais.
MIRANDA, J.E.C; FREITAS, A.F. Raças e tipos de cruzamento para a produção de leite. Circular Técnica 98, Juiz de Fora, Embrapa, 2009. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/65294/1/CT-98-Racas-e-tipos-de-cruzamentos.pdf>. Acesso em: 01 out. 2019.
Considere que um médico-veterinário trabalha com um rebanho de vacas Holandesas em um sistema intensivo, em modelo de confinamento do tipo free stall e analise as seguintes afirmações:
I. Por manter as vacas presas, em baias individuais, o sistema free-stall permite um controle maior de cada animal, facilitando o manejo.
II. A areia é o material preferido para a cobertura da camas das vacas, sendo considerado o padrão-ouro.
III. As instalações desse tipo de confinamento permitem a interceptação da radiação solar, reduzindo a carga térmica do animal, oferecendo conforto para a maximização do consumo de alimentos.
IV. Entre as principais desvantagens desse sistema estão a redução na oportunidade das vacas se exercitarem, além do alto custo de construção, que exige grandes investimentos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. I, III e IV, apenas. Incorreto
d. II e III, apenas.
e. I, II, III, IV.
2- Existem diversas opções de raças e cruzamentos para a produção de leite. A escolha entre uma ou outra alternativa depende de fatores como o sistema de produção adotado, o nível de produção da propriedade, o clima da região, a topografia do terreno, além da preferência pessoal do produtor. Dentre os fatores, o sistema de produção, é sem dúvida, o mais importante para o direcionamento dessa escolha.
MIRANDA, J.E.C; FREITAS, A.F. Raças e tipos de cruzamento para a produção de leite. Circular Técnica 98, Juiz de Fora, Embrapa, 2009. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/65294/1/CT-98-Racas-e-tipos-de-cruzamentos.pdf. Acesso em: 01 out. 2019.
Considere que um médico veterinário está realizando um planejamento para um futuro produtor rural que pretende produzir, em média, 2.000 kg/lactação em uma região cujo preço do leite sofre grandes variações.
Dentre os recursos genéticos disponíveis, seria aconselhável optar pelo (a):
Escolha uma:
a. Cruzamento alternado com repetição de europeu, que permitirá a obtenção de um rebanho mais homogêneo e com menores necessidades de manejo exigente, além de garantir boas produções de leite.
b. Raça Girolando fixada (5/8 de sangue europeu + 3/8 de sangue Zebu) que reúne boa fertilidade, rusticidade, baixos índices de partos distócicos e doenças no pós-parto, além da boa habilidade materna.
c. Raça Gir leiteiro, que, embora seja mais suscetível a lesões de casco, apresenta produções intermediárias e maior rusticidade, trazendo maior custo-benefício em uma região com preço pouco estável do leite.
d. Raça Holandesa, que é especializada na produção de leite, o que garantirá maior retorno econômico ao produtor, minimizando o impacto negativo que as grandes variações do preço do leite podem causar.
e. Raça Jersolando, um cruzamento entre vacas da raça Holandesa e Jersey, que possibilitará a obtenção de boas produções e de leite com maiores porcentagens de sólidos totais, garantindo ganhos por qualidade. Incorreto
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
II e III corrigido pelo AVA
Explicação:
Respondido por
13
Resposta:
II e III
b) Raça Girolando fixada (5/8 de sangue europeu + 3/8 de sangue Zebu) que reúne boa fertilidade, rusticidade, baixos índices de partos distócicos e doenças no pós-parto, além da boa habilidade materna.
corrigido pelo AVA
Explicação:
Perguntas interessantes