1 — As práticas corporais denominadas “ginástica de conscientização” têm na respiração um dos seus pilares estruturais. A respiração possui dois movimentos básicos: a inspiração (quando pu- xamos o ar “para dentro dos pulmões” e a expiração quando o soltamos.) Se realizada de forma consciente e rítmica, nos ajuda a reconhecer e modular nossas ações e emoções. Então vamos trabalhar um pouco com algumas práticas que podem te ajudar a ter uma respiração mais cons- ciente? Ao longo desta semana (e quem sabe por toda vida) pratique os exercícios descritos abai- xo. Convide também as pessoas com as quais tem convivido para este momento de relaxamento e autoconsciência: a) Sente-se em uma postura confortável para você e inspire puxando o ar pelas narinas de forma suave, contando 5 segundos. Depois, segure o ar por mais 5 segundos e por fim solte-o lenta- mente pela boca contando também 5 segundos. Realize esta sequência por pelo menos 3 × de forma contínua. Ao longo dos dias em que for praticando, tente ampliar o tempo proposto para inspiração/retenção/expiração. b) Recordando das aulas de ciência,s identifique o local onde estão posicionadas suas últimas costelas e o diafragma. Você agora irá associar a inspiração com o movimento de expansão do tórax e do abdômen e a expiração com o movimento de contração. Faça a mesma sequência orientada na questão anterior, mas agora expandindo inicialmente o tórax (como se alongas- se a musculatura das costelas) e depois o abdômen, até que esteja inflado. Após segurar o ar pelo tempo proposto, comece a soltá-lo pela boca e ao mesmo tempo realizar a contração do abdômen e depois do tórax. Realize também esta sequência de forma contínua. c) Agora, buscando trabalhar a ampliação da consciência corporal você irá realizar as orienta- ções dos itens anteriores com os olhos fechados. Inspire pelo nariz expandindo o tórax e o ab- dômen por 5 segundos, segure o ar por 5 segundos e expire pela boca, contraindo o abdômen e o tórax. Esta sequência também deverá ser realizada por pelo menos 3 × em sequência. d) Agora pense um pouco e registre: o que você achou desta prática? Foi fácil? Difícil? Você con- seguiu atender ao tempo proposto inicialmente. Quais as diferenças identificadas/vivencia- das na realização das 3 sequências?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(d) Não foi difícil, basta ir com calma e devagar e logo você irá conseguir realizar mais de 5 segundos neste procedimento .
Obs: a (a), (b) e a (c) não há necessidade de responder
Praticando os exercícios de respiração e ginástica de conscientização conforme descrito no texto, temos os seguintes registros:
O movimento de respiração descrito no item A ajudou a relaxar e tranquilizar o corpo, de maneira geral. Senti que os batimento cardíacos estiveram muito abaixo do normal. Segurando o ar na inspiração por 5 segundos foi o fator que determinou o relaxamento.
A respiração contraindo o abdômen e o diafragma serviu para auxiliar na consciência corporal, sobretudo dos membros superiores.
Realizando todos os exercícios juntos, notamos uma melhora na técnica de respiração diafragmática, além da contração do abdômen.
D) A prática foi fácil, com as repetições. As diferenças identificas na realização das 3 atividades foi que as técnicas de respiração foram evoluindo conforme os exercícios variavam.
mais em brainly.com.br/tarefa/21633063