Biologia, perguntado por leonardobodenar7, 9 meses atrás

1)As plantas são classificadas em Briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Se você se deparar com plantas desses vários grupos como indentificaria uma angiospermas que características levaria em consideração para dizer esta é uma angiologia?,Cite-as​

Soluções para a tarefa

Respondido por camilyvitoria050
4

Explicação:

Assim como os animais, as plantas também passam por ciclos evolutivos. Atualmente, existem quatro principais ramificações para classificar o reino Plantae, sendo divididas entre vasculares e avasculares, por exemplo. Essa principal diferenciação entre elas ocorre devido à presença ou ausência de vasos condutores de seiva, que são os responsáveis por espalhar substâncias úteis à sobrevivência da planta.

Botânica é um dos assuntos que mais aparecem em vestibulares, principalmente pelo contato diário que temos com esses seres vivos. Quer garantir esse conhecimento para as próximas provas? Conheça os quatro tipos de plantas:

Briófitas

Legenda: Musgo em pedras, pertence à família Polytrichaceae dentro do filo Bryophyta.

Devido à falta de vascularização, isto é, vasos condutores de seiva, as briófitas são plantas pequenas e encontradas em locais úmidos. Um dos motivos de viverem nesse tipo de ambiente é porque não possuem raízes profundas e necessitam absorver substâncias, como água, por contato direto. O transporte de nutrientes das briófitas ocorre a partir do processo de difusão das células, ou seja, transporte de substâncias pela membrana plasmática sem gasto de energia. Um exemplo de briófitas são os musgos, muito encontrados no bioma tundra.

Reprodução das briófitas

A maior parte das briófitas são plantas sexuadas com fase gametofítica, ou seja, que produzem gametas. Os gametófitos masculinos (anterozóides) são liberados e, por meio de pequenos flagelos e com a ajuda da água, chegam até as plantas femininas. Quando os anterozóides fecundam as oosferas, os gametas femininos, forma-se o zigoto. Conforme o zigoto se desenvolve, surgem os esporófitos, que quando atingem certo nível de maturidade, caem no chão, se fixam e dão origem a uma nova planta.

Pteridófitas

Legenda: Samambaia, planta da família Davalliaceae, gênero Nephrolepis, espécie Nephrolepis exaltata.

As angiospermas são as primeiras plantas a possuir raiz, caule e folhas e, por isso, dependem de vascularização para sobreviver. Os vasos condutores permitiram que

as plantas aumentassem o seu porte e se adaptassem ao ambiente terrestre. Normalmente as pteridófitas possuem pequenas folhas, os folíolos. Apesar da evolução, ainda dependem de locais úmidos e com sombra para sobreviver. Um grande exemplo desse grupo são as samambaias.

Reprodução das pteridófitas

Apesar de as pteridófitas já serem plantas vasculares, ainda dependem da água para se reproduzir. Na parte inferior das folhas, em época reprodutiva, formam-se pequenas bolinhas que contém os esporos, conhecidas como soros. Quando os esporos estão maduros, os soros se rompem, derrubando o material reprodutivo de dentro.

Perguntas interessantes