1) As palavras ética e moral podem ser ambas entendidas por costumes. Portanto, significam exatamente a mesma coisa quanto à etimologia (estudo da origem das palavras), mas diferem quanto ao seu significado. Assim, assinale a única alternativa que apresenta corretamente a diferença entre Ética e Moral. *
a) A moral é a noção de bem ou mal que vem de dentro de nós. A ética é o conjunto das noções de bem ou mal construídas pela cultura que nos é dada pela sociedade em que vivemos.
b) Ética depende dos costumes de cada comunidade. A moral independe disso, pois ela trata dos costumes universais de cada ser humano.
c) A moral é atemporal, pois se trata de qualquer ato humano, em qualquer sociedade e em qualquer tempo. Já a ética depende do tempo na qual a sociedade e o indivíduo estão inseridos.
d) Ética é mais abrangente, tratando dos costumes humanos quanto à bondade e maldade universais. Já a moral tem como base os costumes de uma determinada sociedade.
2) Ética é definida como o que vem de dentro de nós, ou seja, uma noção universal que temos de que algo é bom ou mau. E moral é o conjunto dessas mesmas noções, porém, vindas de fora, através da sociedade na qual se vive. Assim, assinale a alternativa que apresente corretamente o conceito de Moral: *
a) moral estuda a maldade ou bondade de qualquer ser humano, em qualquer sociedade e em qualquer tempo.
b) a moral é universal e atemporal.
c) a moral é construída pela cultura que nos é dada pela sociedade em que vivemos.
d) um ato amoral o será sempre, em qualquer lugar e em qualquer época.
3) Assinale a única alternativa que NÃO diz respeito à concepção de virtude segundo os sofistas: *
a) A virtude é alcançada quando se encontra a verdade universal, independente de cada sociedade.
b) A aquisição da virtude equivale a desenvolver a capacidade de convencimento.
c) Os sofistas diziam possuir a virtude da arte de educar aos homens e de prepará-los para a vida em sociedade.
d) Virtuoso é aquele que convence os demais sobre seus argumentos, pois domina a arte retórica.
4) Acerca da ética socrática, assinale a única alternativa correta: *
a) A ética socrática apoia-se por completo na racionalidade da alma humana.
b) Para Sócrates, a psyché diz respeito a nossa habilidade de compreender e julgar. Ela nos permite a virtude
c) Segundo Sócrates, é a falta de conhecimento que leva à ação equivocada.
d) Todas as alternativas estão corrretas.
5) Conforme Platão, o homem sábio deverá ter a virtude como base de vida e o conceito de justiça como o mais elevado. Assim sendo, segundo Platão, a Virtude e a Justiça são: *
a) conceitos eternos que a alma contemplou no Mundo das Ideias antes de encarnar-se.
b) conceitos particulares que entram em conflito com todos os outros cidadãos.
c) características de nossa alma irracional e concupiscente.
d) conceitos adquiridos através da experiência, portanto, não são universais.
6) Para Platão, o homem possui três partes da alma. Uma alma está localizada no baixo ventre e diz respeito aos desejos naturais do homem. A outra alma se localiza na parte peitoral do homem (sentimentos). A terceira alma se encontra na parte da cabeça, ou seja, é a parte responsável pela razão. Assinale a única alternativa que fale corretamente quais são, respectivamente, os três nomes que Platão dá às almas aqui elencadas. *
a) alma concupiscível, alma insana e alma irascível.
b) alma racional, alma virtuosa e alma justa.
c) alma concupiscível, alma irascível e alma racional.
d) alma justa, alma concupiscível e alma racional.
7) Para Platão, não se adquire a virtude, mas sim se cultiva, uma vez que ela é uma característica de nossa alma racional. Portanto, o homem virtuoso será: *
5 pontos
a) aquele que deixa se guiar pelos seus sentimentos e vontades naturais.
b) aquele que se deixa levar pelo lado intelectual do ser humano e, agindo assim, conhece a ideia de Bem.
c) aquele que, ao se deixar levar pelos seus sentimentos, conhece a ideia de Bem.
d) aquele cuja alma irascível controla as almas concupiscente e justa.
8) Para Platão, quando o homem vive sob o domínio da alma racional, ele estará permanentemente lembrando-se do Mundo das Ideias, pois, segundo Platão, viver de forma justa é: *
a) a contemplação do Sumo Mal que o ignorante pratica.
b) a contemplação da vida ruim que o sábio pratica.
c) a contemplação da caverna e a sua ignorância.
d) a contemplação do Sumo Bem que o sábio pratica.
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Resposta:
c
Explicação:
brunomaycon246:
Cade o resto???
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