1. As órbitas dos cometas costumam apresentar grande excentricidade. O que isso significa?
2. Por que os períodos dos cometas costumam ser grandes?
3. Em sua máxima aproximação do Sol, para onde está voltada a cauda de um cometa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Significa dizer que a órbita do cometa é uma elipse de formato bem esticado.
2) Sendo a órbita dos cometas uma elipse muito acentuada. Ao passar pela Terra com com uma excentricidade e uma velocidade tão alta, o cometa é "disparado" com uma velocidade maior ainda para o lado contrário ao qual ele estava indo. Até acontecer isto em outro planeta e o cometa voltar, demora bastante tempo.
3) A cauda do cometa segue o Sol.
Explicação:
1) As órbitas dos corpos celestes não são circulares, mas sim elípticas. A excentricidade de uma elipse nada mais é que uma medida do quanto sua forma é alongada, isto é, mais se parece com uma forma oval do que um círculo. Dessa forma, dizer que as órbitas dos cometas costumam apresentar grande excentricidade é dizer que a órbita do cometa é uma elipse de formato bem esticado.
2) A excentricidade define o quão circular a órbita de um corpo será. A excentricidade da órbita dos cometas é, muitas vezes, maiores que um círculo. Por este fato, a órbita destes é na maioria das vezes uma elipse muito acentuada. Ao passar pela Terra com uma excentricidade tão alta e em uma velocidade tão alta, o cometa é "disparado" com uma velocidade maior ainda para o lado contrário ao qual ele estava indo. Com isso, até acontecer a mesma coisa em outro planeta e o cometa voltar, demora bastante tempo.
3) As caudas dos cometas devido ao vento solar, apresentam-se sempre voltadas para o lado oposto ao Sol, quando o cometa se aproxima, esta o segue, porém ao se afastar esta o precede.