1)
"As narrativas de consagração do trabalhismo efetuadas por protagonistas políticos encarregados e interessados na eternização da “tradição política” são elementos de fixação de identidades e de explicitação de rivalidades e alinhamentos. As estratégias de ativação, apropriação e transmissão de valores, ícones e símbolos que conferem sentido à ideia de continuidade constituem importantes veículos de formação de uma comunidade afetiva, mas revelam também o processo de disputas e negociações relativas ao uso da memória política".
O funcionamento do Estado durante o primeiro governo Vargas, entre 1930 e 1945, envolve a criação ou o desenvolvimento/maturação de órgãos e instituições públicas que tinham por objetivo viabilizar a expansão do regime e sua consolidação na sociedade brasileira.
A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A presença do Estado nos meios de difusão cultural contribuiu decisivamente para a ampliação do projeto varguista de poder já que difundia a visão ideológica do regime.
b)
A chamada ‘Lei de Sindicalização’ garantia o funcionamento dos sindicatos patronais e de trabalhadores, com autonomia de decisão, tal como ocorria no âmbito da ‘República Velha’ (1889 – 1930).
c)
A repressão a gêneros considerados ‘degenerados’ e ‘indignos’, como o samba, o maxixe e o Charleston, demonstram a interferência maciça do Estado varguista nas relações culturais da sociedade brasileira.
d)
A criação da DEOPS, Delegacia Especializada de Ordem Pública e Social, tinha por objetivo abrigar os órgãos de censura aos meio de informação, garantindo a transmissão de notícias favoráveis ao regime de governo.
e)
A criação e efetivação do Ministério do Trabalho viabilizou a criação de diferentes instrumentos de proteção ao trabalhador, ainda que as entidades patronais tenham conseguido o veto ao direito de descanso remunerado.
2)
Uma série significativa de trabalhos vem se direcionando para a conclusão de que a “era Vargas” se constitui num momento em que tais elementos – violência e manipulação, concessões e benefícios – se combinaram na construção de uma imagem do “trabalhismo” como expressão idônea de uma nação pacificada, unificada e corporativa.
As relações econômicas e sociais foram intensamente repactuadas no âmbito do ‘primeiro governo Vargas’, entre 1930 e 1945, sendo que muitas destas relações encontram alcance e repercussão até os dias atuais.
A respeito desse arranjo político-econômico da vida social brasileira nesse contexto, é correto afirmar que
Alternativas:
a)
a existência da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, viabilizou a criação de um aparato de proteção ao trabalhador, centralizado em dispositivos jurídicos criados durante o período da ‘República Velha’, entre 1889 e 1930.
b)
a estrutura social era formulada através da conciliação de sindicatos patronais e de trabalhadores, o que reforçava o papel do Estado Novo como mediador dos conflitos de classe.
c)
a ação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) junto aos setores de rádio se deu no sentido de fortalecer a censura, no entanto, o Estado não manteve presença real neste sistema por meio de redes próprias de radiodifusão.
d)
o ideário comunista, bastante difundido na sociedade brasileira ensejou o desenvolvimento de um aparato de cuidado e atenção aos trabalhadores, como a criação do Ministério do Trabalho.
e)
o conceito de ‘sindicalismo corporativo’ evoca a importância dos entes privados e das entidades patronais como únicos negociadores e melhorias à classe trabalhadora, em um processo de negociação direta de reivindicações.
3)
A participação na Segunda Guerra trouxe um cenário desfavorável a Vargas, pois internacionalmente o Brasil havia lutado contra regimes autoritários como aquele que estava instalado pelo Estado Novo e, nacionalmente, um novo ator se tornou extremamente prestigiado: os militares.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I – Durante sua participação na guerra, o exército não angariou popularidade, recebendo duras críticas vindas dos militares assim como perda de poder político.
PORQUE
II – Foi no Congresso Brasileiro de Escritores que importantes nomes da intelectualidade brasileira defenderam publicamente a democratização do país, ou seja, a manutenção do Getulismo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
:
I e IV.
c)
I, II e III.
d)
I, III e IV.
e)
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
matheuspaivha22:
alguem?
Perguntas interessantes