História, perguntado por tiagombonaldo, 10 meses atrás

1)as nações africanas contribuíram ao longo da história com o desenvolvimento cultural econômico político e científico da humanidade explique um pouco sobre a pedra rosetta

2)Quais foram as principais contribuições médicas do povo africano

3)A matemática e a geometria também eram utilizados pelos africanos Quais são os exemplos da utilização na África antiga​

Soluções para a tarefa

Respondido por maysantos87
3

Resposta:

Explicação:

1A Pedra de Roseta é um fragmento de uma estela de granodiorito erigida no Egito Ptolemaico, cujo texto foi crucial para a compreensão moderna dos hieróglifos egípcios e deu início a um novo ramo do conhecimento, a egiptologia. Frequentemente descrita como "a pedra mais famosa do mundo", sua inscrição guarda um decreto de um conselho de sacerdotes estabelecendo o culto ao faraó Ptolemeu V, no primeiro aniversário de sua coroação. Promulgada na cidade de Mênfis, em 196 AEC, essa deliberação é registrada em três versões com conteúdo em geral equivalente mas em escritas diferentes: a superior foi registrada na forma hieroglífica do egípcio antigo; a do meio em demótico, variante escrita do egípcio tardio; e a inferior em grego antigo.

Provavelmente originária de um templo na região de Saís, no delta do Nilo, a Pedra de Roseta contém um dos chamados Decretos Ptolemaicos, um grupo de textos legislativos promulgados pela Dinastia ptolemaica entre os séculos II e III AEC honrando seus faraós reinantes, e que previam que múltiplas cópias suas deviam ser edificadas nos templos do Egito. Removida mais tarde, ela foi usada como material na construção de um forte na cidade marítima de Roseta, onde em 1799 foi redescoberta por um soldado integrando a expedição francesa ao Egito liderada por Napoleão Bonaparte. Primeira inscrição plurilíngue incluindo a língua egípcia antiga a ser recuperada na Idade Contemporânea, a Pedra de Roseta logo despertou interesse pela possibilidade de permitir traduzir a escrita hieroglífica desse idioma, cuja significação se perdera no final da Antiguidade. Como consequência, rapidamente cópias litografadas e de gesso suas passaram a circular entre museus e acadêmicos europeus. Neste ínterim tropas britânicas e otomanas derrotaram os franceses no Egito, em 1801, e ela acabou na posse do Reino Unido, nos termos da Capitulação de Alexandria. Transportada para Londres, desde 1802 está em exibição no Museu Britânico, do qual permanece o objeto mais visitado.

2O estudo e o acompanhamento do processo histórico da população africana e afrobrasileira é muito mais que uma gratidão aos milhões de mulheres e homens que forneceram as bases culturais e técnicas para a emersão do que hoje chamamos nação brasileira.

Essa atitude se configura em uma ação inteligente de quem deseja para o país a promoção

de um desenvolvimento social sustentável. Uma vez que, a essa temática estão associadas

questões fundamentais como: o nível de respeito que os brasileiros e brasileiras têm de si

mesmos, em face da história de seu país e da capacidade desse povo de promover as

mudanças necessárias para atingirem um maior equilíbrio social e econômico. Com efeito,

um sistema educacional que realmente pretende fornecer as bases para esse desenvolvimento precisa possibilitar aos seus estudantes o conhecimento do seu próprio povo, sob

pena de não gerar nesses estudantes auto-estima suficiente para fortalecê-los perante os

desafios da vida, para a concretização dos empreendimentos para o desenvolvimento social

3Muitos acreditam que a Matemática teve seu início com os egípcios e babilônios há cerca de 2000 a.C., porém há registros matemáticos de mais de 35000 anos na África Central.  

Antes da invenção dos números, os primeiros homens tinham que resolver problemas cotidianos, tais como, medir, quantificar, comparar, classificar, entre outros. Eram contados dias do mês, distribuição de água ou número de instrumentos e animais. Uma das primeiras maneiras de se realizar contagem foi associando cada objeto que se queria quantificar com outro (associação biunívoca). Poderia associar uma pedra a cada animal de rebanho, por exemplo.

Outro modo que antecedeu a escrita foram as marcações em paus, pedras e ossos de animais. O registro mais antigo desse tipo de contagem é o osso de Lebombo. O objeto foi utilizado há, aproximadamente, 35000 a.C. e foi encontrado, em 1970, nas montanhas do Reino da Suazilândia. Contém uma sequência de 29 marcas usadas hoje em dia por tribos Bosquímanos.[1]Nos anos 50 um objeto ainda mais interessante foi encontrado. Trata-se do osso de Ishango. Um artefato de 10 cm de comprimento que traz um cristal de quartzo em uma das extremidades com, aproximadamente, 20000 anos que traz três colunas de entalhes agrupados. Aparentemente o objeto era utilizado para a escrita, pois o cristal não pode ser separado do osso

O responsável pelo achado foi o arqueólogo belga Jean de Heinzelin. Ele fazia escavações na República Democrática do Congo, às margens do lago Rutanzige. O osso foi conservado, pois ficou enterrado sob a lava de um vulcão. Além do bastão encontraram-se outros instrumentos, restos de fauna e até ossadas humanas.

espero que tenha ajudado

Perguntas interessantes