1)
As lesões causadas por armas de fogo são perfurocontusas. Estas lesões causam perfuração e ruptura dos tecidos. Além disso, os ferimentos apresentam certas características como: bordas irregulares, o predomínio de profundidade bem como característica penetrante e transfixante. O corpo lesionado também apresenta algumas zonas que são caracterizadas pelas características da lesão. Observando-se essas características o perito criminal poderá fornecer informações suficientes à polícia e ao judiciário.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Ao atingir o corpo o projétil provoca o rompimento da pele formando um orifício chamado de orla de enxugo.
PORQUE
II- Ocorre o arranchamento da epiderme, chamada de orla de contusão.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
As asserções I e II são proposições falsas.
d)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é falsa.
e)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
Soluções para a tarefa
Sobre as lesões causadas por armas de fogo é correto dizer que: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Um ferimento por armas de fogo é um tipo de trauma causado por agressão de tiro. É possível que a bala se fragmente antes de colidir com o corpo ou possa passar por mais de um membro em sua trajetória, provocando com uma bala vários buracos que causarão ao indivíduo uma morte instantânea ou lesões agudas.
A ferida típica produzida por uma bala consiste em: buraco de entrada, trajetória, e buraco de saída. Quando o projétil provoca o rompimento da pele formando um orifício de cor escura pela pólvora é chamado de orla de enxugo; enquanto que a orla de contusão ocurre quando a pele se invagina e se rompe devido à elasticidade de derme e epiderme.