1)
As interfaces gráficas são amplamente utilizadas hoje em dia em inúmeros tipos de sistemas digitais, por serem mais intuitivas e mais fáceis de serem utilizadas.
Em que década surgiram as primeiras interfaces gráficas nos computadores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1960
Explicação:
Um dos primeiros a “expressar” a idéia de GUI (Graphical User Interface) foi Vanner Bush que, no começo dos anos 30, pensou em um dispositivo denominado “Memex”. Infelizmente, assim como as maiores idéias na área da informática, ela surgiu antes da tecnologia necessária para concretizá-la.
Em 1945, Bush escreveu suas idéias em um artigo, “Como Podemos Pensar”, o qual inspirou Douglas Englebart a construir tal aparelho, na década de 60. Inventando o conceito de WYSIWYG (what you see is what you get, em português seria “o que você vê é o que você tem”), ele e sua equipe criaram o processador de texto, o mouse e as janelas com menus. Esse “protótipo” foi chamado de NLS (oN-Line System), pronto em 1968.
Resposta:
corrigido pelo avaya C 1960
2 E
3 B
4 B
Explicação:
2)
Durante os anos 1950, duas importantes linguagens de programação foram desenvolvidas, com o intuito de facilitar a interação de usuários com equipamentos.
Quais são essas duas linguagens de programação desenvolvidas nos anos 1950?
Alternativas:
a)
Python e R
b)
C++ e MATLAB
c)
C e SQL
Alternativa assinalada
d)
SNOBOL e BASIC
e)
COBOL e FORTRAN
3)
Com a necessidade tanto da indústria quanto da academia para um consenso em relação ao conceito de usabilidade, em 1998 a ISO (International Organization for Standardization) publicou a norma "Requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual - Parte 11: orientações sobre usabilidade" (ABNT, 2011)
Essa norma define "usabilidade" em função de seus três componentes. Quais são eles?
Alternativas:
a)
Satisfação, facilidade e rapidez de uso
b)
Eficácia, eficiência e satisfação
Alternativa assinalada
c)
Qualidade, experiência do usuário e agilidade
d)
Eficácia, eficiência e facilidade de uso
e)
Efetividade, rapidez e facilidade de uso
4)
Uma interface de qualidade deve orientar os usuários na maneira correta de utilizá-la, daí surge o conceito de affordance, que pode ser traduzido como “convite formal ao uso” ou “propiciação ao uso”
Qual das situações representa um affordance ruim?
Alternativas:
a)
Um botão de texto com um desenho de contorno e sombra.
b)
Um hiperlink de texto no mesmo formato do texto descritivo.
Alternativa assinalada
c)
Um botão de arrastar com a ilustração do caminho do arraste.
d)
Um hiperlink sublinhado e de outro cor no texto.
e)
Um alerta com animação visual.