Biologia, perguntado por 4546933710, 1 ano atrás

1-As hemácias vivem aproximadamente 120 dias na corrente sanguínea .
a)Por que não ficamos sem hemácias no sangue?

b)Qual substância presente nas hemácias é fundamental para a atuação delas no organismo ?Qual a função dessa substância?

c)Qual doença surge quando a dieta é pobre nesse nutriente?

d)que nutriente mineral é necessário á produção dessa substância?

2-Explique a diferença entre veias e artérias:

3-Defina capilar sanguíneo:

4-Algumas causas de morte súbita estão ligadas ao sistema circulatório.Entre eles estão o AVC hemorrágico e rompimento de aneurisma da aorta.Explique o que é cada um deles:

5- A eliminação das fezes e a excreção da urina são processos que permitam ao organismo se livrar de materiais que são tóxicos ou que não foram reaproveitados:
a)Qual dos processos descarta resíduos que são produzidos pelas células ?


b)Qual deles expulsa do sangue matérias indesejáveis?

c)Qual deles livra o corpo de materiais ingeridos ,mas que não foram digeridos nem absorvidos ?

6-Descreva duas substâncias que o sangue leva até as células:

7-Como é formado o plasma?Como ele é?
8-Quais são as substâncias que são descartadas pelas células do sangue?

9-Defina centrifugação e qual sua função?

10-Descreva resumidamente a importância dos capilares e tecidos nas trocas gasosas:

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelacarvalho303
5

Resposta:

1

a) pois o nosso corpo está a todo tempo produzindo, na medula óssea, novas células vermelhas (hemácias).

b) a hemoglobina que se liga ao ferro, e éresponsável pelo transporte de oxigênio para todo o organismo.

c) Anemia ferropriva

d) Ferro

2-

As artérias são responsáveis por levar o sangue oxigenado para todo o organismo, e em comparação as veias, são mais resistentes e mais grossas. As veias levam o sangue pobre em oxigênio de volta ao coração para que seja bombeado novamente aos pulmões recebendo mais oxigênio.

3-

os capilares são as "tubulações" mais finas do organismo, são neles que ocorrem a troca de substâncias entre os tecidos circundantes e o sangue, justamente por seu finíssimo calibre essa troca acaba sendo facilitada.

4-

O AVC hemorrágico: é aquele que ocorre quando um vaso (artéria ou veia) se rompe dentro do cérebro, causando extravasamento de sangue e inchaço naquela região onde houve o sangramento.

Rompimento de Aneurisma da Aorta: a Aorta é a principal artéria do nosso corpo e quando ocorre um aneurisma é uma dilatação dessa artéria, de pelo menos 50%, e quando há o rompimento gera uma hemorragia interna grave, com uma taxa de mortalidade autissima de até 90%.

5-

a) sistema urinário

b)sistema urinário

c)Fezes

6-

Oxigênio e nutrientes.

7-Ele é composto principalmente de água (cerca de 90%), sendo o restante constituído por substâncias dissolvidas, como proteínas, fatores de coagulação, sais, lipídios, hormônios e vitaminas. Ele é amarelado e é cerca de 55% do sangue, carrega consigo as hemácias, glóbulos brancos e as plaquetas.

8- As excretas do metabolismo das células.

9- a centrifugação é um tipo de decantação acelerada. a centrifugação do sangue serve para separar cada parte do sangue por densidade, o mais denso fica no fundo e o plasma( a parte menos densa) no mais alto.

10- As trocas gasosas ocorrem nos alvéolos pulmonares, e esses alvéolos são recobertos por uma grande rede de capilares, que garante uma grande proximidade entre o sangue e o ar no interior dessas estruturas, favorecendo, assim, a difusão dos gases. O gás carbônico que se encontra em grande concentração no sangue dos capilares difunde-se para o ar alveolar. Já o gás oxigênio presente no ar difunde-se para o interior dos capilares. Esse processo é conhecido como hematose.

Perguntas interessantes