1. As Grandes navegações empreendidas pelas nações europeias provocaram uma série de consequências. Assinale a única opção que NÃO apresenta consequências dessas navegações.
a) Respeito as populações nativas.
b) Deslocamento do eixo comercial para o oceano atlântico.
c) Ampliação dos poderes do rei e da burguesia.
d) Maior fluxo de mercadorias e riquezas.
2. O pioneirismo de Portugal no processo de expansão marítima europeia foi condicionado a uma série de fatores, EXCETO:
a) Conhecimentos náuticos.
b) Localização geográfica.
c) Centralização política.
d) Nobreza ávida por lucros.
(ME AJUDEM POR FAVOR rs)
Soluções para a tarefa
1. Alternativa A. Em termos práticos, as metrópoles europeias colonizavam as terras do Novo Mundo com um viés explorador ou povoador. Em nenhum dos casos o objetivos era de se aproximar dos povos nativos, mas sim benefeciar o país colonizante.
2. Alternativa D. Essa questão é mais complexa. Todos os fatores apresentados eram, em um nível ou outro, verdadeiros no contexto de Portugal da época: o país fora o primeiro Estado Nacional da história da Europa, condição conquistada na Revolução de Ávis; também possuía excelente posição geográfica para o expansionismo marítimo, tendo à disposição o litoral da Península Ibérica; o conhecimento técnico acerca da navegação também era avançado, com destaque para o caldeirão intelectual da Escola de Sagres. Entretanto, a burguesia local era a classe social mais ávida por lucros, e, diferentemente do que ocorria nos demais países europeus, estava alinhada à monarquia, o que impulsionou o pioneirismo português.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa, manda aí.
— Henrique.