Biologia, perguntado por sasamiguel9603, 11 meses atrás

1) As glândulas salivares atuam no sistema digestório desenvolvendo a seguinte função: a) Lubrificando do tubo digestório. b) Liberando substâncias que permitem a identificação dos sabores. c) Diluindo as substâncias nocivas dos alimentos para que não cheguem ao tubo digestório. d) Amolecendo os alimentos para entrada no tubo digestório. e) Neutralizando a ação dos alimentos ácidos e auxiliando no suco gástrico. 2) O esôfago é um dos órgãos que atuam no sistema digestório fazendo a ligação da faringe até o estômago. Considerando seu papel no processo de digestão, assinale a alternativa que indica como o esôfago atua. a) Através da liberação de ácidos. b) Através de movimentos peristálticos. c) Através do esfíncter que se mantém aberto. d) Através da ação de enzimas diluidoras do alimento. e) Através da liberação parcial do espaço para passagem do alimento. 3) A bile é um fluído líquido produzido pelo fígado para auxiliar na digestão dos alimentos. Para desempenhar esta função, a bile é constituída pelos seguintes elementos: a) Sais minerais e suco gástrico. b) Bicarbonato de sódio e sais minerais. c) Sais biliares e suco gástrico. d) Glicose e sais biliares. e) Bicarbonato de sódio e sais biliares. 4) O estômago é o órgão responsável pela digestão das proteínas e, para isso, ele atua de forma conjunta com outros órgãos do sistema digestório. Uma das principais ações do estômago é a produção do suco gástrico, que é composto por uma potente enzima, a pepsina. O suco gástrico é produzido no estômago quando: a) A mucosa gástrica sofre perda de nutrientes. b) Os lipídios são diluídos pelas substâncias produzidas pelo esôfago. c) O alimento se faz presente no estômago. d) As glândulas salivares liberam ácido clorídrico. e) O alimento inicia seu caminho até o estômago. 5) O Sistema Digestório é dividido em duas partes, sendo uma delas o tubo digestório e a outra o órgãos anexos. O tubo digestório por sua vez é dividido em três partes: alto, médio e baixo. Assinale a alternativa que indica quais são os órgãos que formam o tubo digestório. a) Faringe, laringe, pulmão, pâncreas e fígado. b) Boca, laringe, faringe, vesícula biliar e apêndice. c) Estômago, intestino delgado, fígado e rim. d) Laringe, estômago, pulmão, rim e fígado. e) Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso.

Soluções para a tarefa

Respondido por isadoradragao
95

Resposta:

1 letra A

2 letra B

3 letra E

4 letra C

5 letra E

Respondido por Danas
2

1º) As glândulas salivares irão servir para lubrificar o tubo digestório, começar a digestão do amido já na boca, facilitar a mastigação e a formação do bolo alimentar e umidificar o alimento (alternativa A).

As glândulas salivares na deglutição:

As glândulas salivares secretam saliva e amilase salivar, já iniciando o processo de digestão dos amidos, essa é uma função importante nos mamíferos.

A deglutição, sem a salivação, é muito difícil, sendo esse o papel mais importante da saliva, que é a hidratação do bolo alimentar para facilitar a mastigação e deglutição.

2º) O esôfago é um tubo liso que leva o alimento da boca até o estômago através de movimentos peristálticos, para isso ele precisa estar bem lubrificado com a saliva (alternativa B).

O papel do esôfago na digestão:

O esôfago é um segmento do sistema digestivo que carreia o alimento da boca até o estomago, ele tem a função de macerar e mesclar o bolo alimentar com a saliva.

Existem doenças do esôfago, como o megaesôfago, que dificulta a chegada do alimento até o estômago, isso porque o tecido perde a capacidade de realizar o peristaltismo.

3º) A bile é um produto do fígado que é armazenado na vesícula biliar e é formado por bicarbonato de sódio para neutralizar a acidez dos ácidos estomacais e é rica em sais biliares, que funcionam como detergentes (alternativa E).

A bile como um detergente:

O fígado irá produzir a bile com base nas hemácias mortas, essa bile possui a função de diluir os lipídios em gotas menores, que são as micelas.

A vesícula biliar irá receber essa bile do fígado, irá guardar e irá liberar apenas quando for estimulada com a chegada de alimentos gordurosos no trato digestivo para que a ação detergente separe as grandes moléculas de gordura em moléculas menores.

4º) A gastrina é liberada quando um alimento entra no estômago, e essa gastrina é que irá estimular a produção de ácidos gástricos e a sua liberação (alternativa C).

O suco gástrico e a importância do muco no estômago:

O muco secretado no estômago tem a função de proteger a parede do órgão da ação do acido clorídrico, inclusive, o uso de anti-inflamatórios não esteroides e não seletivos de COX pode causar gastrite e até ulceras pela diminuição da secreção de muco.

Sem o muco os ácidos gástricos podem digerir as paredes do próprio estômago e levar a desconfortos e doenças fatais.

5º) O tubo digestivo é muito longo, sendo sistema muito complexo e com uma vasta vascularização e inervação, sendo formado por diversos órgãos (alternativa E).

A constituição do tubo digestório e dos órgãos anexos:

Os órgãos ligados diretamente ao sistema digestório são os órgãos responsáveis de fato pela digestão, boca, dentes e língua, fazem parte do tubo digestório alto.

Esôfago, estomago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), fazem parte do tubo digestório médio

Intestino grosso, reto e anus, fazem parte do tubo digestório baixo.

Venha estudar mais sobre o tubo digestivo em:

https://brainly.com.br/tarefa/20536583

https://brainly.com.br/tarefa/903873

https://brainly.com.br/tarefa/29489575

https://brainly.com.br/tarefa/527388

https://brainly.com.br/tarefa/22620552

Anexos:
Perguntas interessantes