1. As experiências comerciais e os princípios mercantilistas adotados nos Estados europeus variaram, ou seja, cada Estado adotou práticas condizentes com suas possibilidades e expectativas mercantis específicas. No entanto, todos tinham um objetivo comum. Considerando tal informação, assinale a alternativa que corresponde aos objetivos do mercantilismo: *
1 ponto
a) Em comum, os Estados Nacionais objetivavam enriquecer e fortalecer o próprio reino. Para tanto, os estados nacionais europeus investiram na busca de metais preciosos, na balança comercial favorável e no comércio além-mar.
b) Foi uma política econômica adotada pelos reis que tinha como principal objetivo aumentar as importações de mercadorias e favorecer os comerciantes de outros países.
c) Consistiu em uma política econômica adotada pela Igreja Católica durante o feudalismo e tinha como principal objetivo aumentar as trocas de mercadorias e diminuir o uso de moedas.
d) Foi uma prática econômica adotada na Europa cujo principal objetivo era diminuir o comércio para alcançar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através da diminuição de riquezas
2. O comércio além-mar promoveu a fortuna de muitos comerciantes e foi disputada por diversos estados nacionais europeus, como Portugal, Espanha, Holanda, França e Inglaterra. Essa fortuna resultou da posse de suas colônias ultramarinas e da exploração colonial e de seus metais preciosos. Assinale a alternativa que corresponde ao pacto colonial imposto pela Europa à América: *
1 ponto
a) Chegada ao Brasil do futuro líder da independência, a extinção do tráfico negreiro, criação das primeiras escolas primárias, elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, a abertura de estradas de ferro ligando o litoral fluminense ao porto do Rio e a introdução do plantio do café.
b) Por meio do pacto colonial, toda produção de prata, ouro, açúcar, tabaco, charque, couro era vendida à Espanha e a cidades coloniais Além disso, a produção e a venda de alimentos nas vilas e cidades coloniais foram um importante setor da economia na América colonial espanhola.
c) o surgimento das primeiras indústrias, muitas transformações arquitetônicas no Rio de Janeiro, a primeira constituição do Brasil e a abertura dos portos brasileiros a outras nações
d) o fim dos privilégios mercantilistas portugueses, o nascimento das universidades e algumas mudanças nas relações entre senhores e escravos, assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia.
alessandrocama89:
1-a-2b
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Explicação:
1-a 2-b
Respondido por
3
Resposta:
1A 2B
Explicação: Confia.
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Administração,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás